(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Professor da ESAMC Sorocaba lança livro que ensina como não errar na escolha da profissão

  • “Miopias -  Na Escolha da Carreira Profissional”, de Sandro Vidotto, aponta e ensina como evitar os erros mais comuns na hora de decidir o futuro profissional; obra será lançada no dia 20/5, às 18h30, na livraria Nobel, em Sorocaba/SP.

Em algum momento durante a passagem da adolescência para a vida adulta, muitos de nós já se apanhou indagando sobre as questões que cercam a escolha da profissão: “Todos são advogados na minha família. O que eu faço?”; “Quero cursar pedagogia, mas será que dá dinheiro?”; “Se trabalho fosse bom não se chamava assim. Então, como posso trabalhar com aquilo que gosto”?

Diante das muitas incertezas que pairam sobre os jovens nessa etapa, Sandro Vidotto, consultor, treinador, conferencista e professor na faculdade ESAMC Sorocaba, ao sentir a angústia deles no momento da decisão do futuro profissional, resolveu compilar os ensinamentos e experiências que transmitia em sala de aula, palestras e workshops em um livro, cuja missão é apontar e ensinar como evitar os erros mais comuns na hora da escolha da profissão. A obra será lançada oficialmente no sábado (20/5), às 18h30, em noite de autógrafos na livraria Nobel, localizada na Av. Barão de Tatuí, 867, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP. O exemplar custa R$ 29,90.

“Miopias: Na Escolha da Carreira profissional”, da editora Uninext, com pouco mais de 120 páginas, lista 17 equívocos – ou distorções - mais cometidos pelos estudantes nessa fase. De fácil leitura e tom coloquial, próximo ao universo jovem, também apresenta estratégias para uma escolha bem-sucedida, propondo o autoconhecimento como base para a tomada de decisão. Propõe, ainda, como atividades extras, ao final do exemplar, testes vocacionais e comportamentais, dicas para a conquista do primeiro emprego e para o desenvolvimento da carreira.

De acordo com autor, o título do livro também encontrou inspiração em um de seus diálogos com estudantes.  “Após conversa com um aluno do Ensino Médio, que via seu futuro profissional como ‘uma estrada com neblina’, pois representava a ideia de que só alguns metros à frente estavam visíveis e de que, ao tentar enxergar mais longe, quase tudo se tornava denso, turvo e confuso”, conta.

Vidotto comenta que as gerações anteriores enxergavam essa “neblina” menos densa, ou mais distante, pois se sentiam mais confiantes na escolha da profissão, seja por orientação familiar, ou por identificação com área. A atual geração, contudo, com um horizonte de estudos e oportunidades bastante ampliado e podendo ingressar para o mercado de trabalho mais tarde, deparou-se com um mar de escolhas e, consequentemente, de dúvidas. “As opções de carreiras aumentaram muito e, quando chega a época de escolher a profissão, poucos têm, ou tiveram, a oportunidade de passar por alguma experiência de trabalho efetiva relacionada à área de atuação”, pontua.

No livro, o autor também orienta o estudante a conversar com professores e profissionais da área de interesse, para conhecer as perspectivas, o mercado e as competências necessárias à carreira. Outra ferramenta que indica como importante são os testes vocacionais que, embora não forneçam uma reposta exata, contribuem com recomendações das afinidades. Estagiar no segmento de escolha é mais uma sugestão, que fornecerá uma visão mais abrangente dos desafios e das vantagens da carreira pretendida.

“Miopias -  Na Escolha da Carreira Profissional”. Mais informações pelo site: www.miopias.com.br

Sobre o autor

Sandro Vidotto é administrador de empresas, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos e possui mestrado em Educação no Ensino Superior.

Já atuou em Recrutamento e Seleção na CAIO; foi executivo na AMA (American Management Association); gerente de marketing da Dinheiro Vivo, agência de informações financeiras e econômicas e dirigiu emissoras da Rede Bandeirantes de Rádio. Também foi professor na pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e docente, diretor e vice-presidente acadêmico da rede ESAMC.

Atualmente, é diretor de Relações Institucionais da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Regional de Sorocaba e autor e coautor de outras obras, como: “Administração: Tendências e Perspectivas; “Os desafios da liderança” e “Comunicação estratégica de marketing – Liderança Empresarial”.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais