(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Seminário gratuito apresentou usos sustentáveis e eficientes do gás natural

Buscando ampliar as discussões sobre a distribuição do gás natural, suas aplicações e benefícios oferecidos à população e ao meio ambiente, além de fomentar o desenvolvimento do setor em toda a região e no país, a Gas Natural Fenosa, concessionária estadual distribuidora para a região Sul do Estado de São Paulo, promoveu três workshops técnicos gratuitos no último dia 24/11, na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS).

Divididos em três horários, o primeiro painel do ciclo trouxe a palestra sobre “O impacto ambiental na substituição de combustível convencional por gás natural veicular (GNV) em caminhões de coleta de lixo”, quando foram apresentados estudos de viabilidade para a implantação do sistema na região e casos reais de utilização. Após, houve o lançamento e a apresentação do “Manual de instalação de redes internas de distribuição de gás natural e aparelhos a gás natural”, documento que orienta sobre as normas de segurança do uso do gás natural e aplicações eficientes. Por fim, encerrando o seminário, foi realizado o workshop sobre “Análise da substituição da eletricidade por gás natural no aquecimento de água residencial”, que discorreu sobre o gás natural como alternativa energética econômica, segura e moderna.

Os projetos são uma iniciativa da Gas Natural Fenosa, realizados por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da concessionária junto à ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), em parceria com a ABRINSTAL (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações). As análises contaram com a participação e o apoio do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e da IVECO, fabricante do caminhão de coleta de lixo alvo de estudo.

O evento, comentou Miguel Marcelo Napolitano, diretor-geral da Gas Natural Fenosa em São Paulo, foi uma oportunidade para conhecer os conceitos de transporte sustentável e demonstrar como convergem com as estratégias de promoção da utilização do GNV nos sistemas de transporte urbano e rodoviário. Além disto, foi também uma ocasião para expor o desenvolvimento e o conteúdo dos documentos de suporte ao processo de instalação de infraestrutura interna e aparelhos a gás natural no segmento residencial e, ainda, explanar o estudo desenvolvido sobre o resultado da análise das propostas de ações e sugestões de políticas públicas vinculadas ao PPE 2020 (Plano Paulista de Energia) e debater este tema com a sociedade. “Nosso intuito é informar e gerar um amplo debate sobre esses temas. Queremos levar ao conhecimento de todos o ganho em sustentabilidade e eficiência que o uso do gás natural pode trazer para os diferentes setores da economia, assim como para todo o município”, destacou.

Para Dirceu Abrahão, Subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, o executivo estadual apoia integralmente iniciativas de fomento ao uso do gás natural como fonte de energia sustentável. “Estamos muito envolvidos na tentativa de inserir, definitivamente, o gás natural na matriz energética de São Paulo. Levar a informação de que é possível utilizar o gás natural veicular em substituição ao combustível convencional é fundamental neste momento, pois, além das vantagens econômicas, redução de ruído, entre outras igualmente relevantes, há o compromisso do estado e de todo país com os protocolos internacionais de sustentabilidade que o Brasil já assinou”, salientou.

Clariana Mesquita, marketing de produto da IVECO, pondera que a tecnologia para uso do GNV em caminhões de lixo pode ser empregada também em outros segmentos. “O sistema em nada difere do convencional, a diesel, podendo, então, a tecnologia a GNV ser utilizada, da mesma forma, em todos os setores, sejam eles de coleta de lixo, bebidas e demais cargas”.  

Carina Couto, Superintendente de Regulação de Gás da ARSESP, avalia que o seminário foi muito rico em informações relevantes para a área de energia. “A Gas Natural Fenosa conseguiu reunir agentes do governo, concessionárias e empresários, em um evento que abordou alguns dos temas mais discutidos do setor”.

O seminário teve duração de 8h30, com intervalos para cafés, a cada início das apresentações e para o almoço. As palestras foram conduzidas por Danilo Tonus Kostenko, chefe de serviços Grandes Consumos e Soluções de Mobilidade e Claudia Henrique Provasi, chefe de serviços Jurídicos e Assuntos Regulatórios, da Gas Natural Fenosa em São Paulo, representantes da ABRINSTAL, do IEE-USP e da IVECO. Os participantes receberam material didático e certificado, ao final de cada workshop. 

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais