(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

12ª etapa da “Operação Dignidade” encaminha

12 pessoas para rede socioassistencial de Sorocaba

  • Ação aconteceu na última quinta-feira (2/8) e contou com o apoio do SOS Sorocaba, das secretarias municipais e das polícias.  

Uma nova etapa da “Operação Dignidade” aconteceu na noite da última quinta-feira (2/8), envolvendo as regiões do Mosteiro de São Bento, da Praça Edmundo Valle, da Rua de São Bento e da Praça Coronel Fernando Prestes, todas na cidade de Sorocaba (SP). Na sexta-feira (3/8), a equipe de abordagem social do Serviços Obras Sociais (SOS) Sorocaba, em conjunto com os profissionais da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS) e a Guarda Civil Municipal (GCM), também realizou uma coleta de informações nas imediações de uma fábrica abandonada na Rua Mairinque.

A ”Operação Dignidade” está em andamento desde março e faz parte do programa “Não dê esmola. Dê dignidade!”, uma parceria da SIAS com o SOS Sorocaba, que tem como objetivo encaminhar para a rede socioassistencial do município e reinserir na sociedade as pessoas em situação de rua, assim como desestimular os vendedores e pedintes nos semáforos da cidade. O programa também conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SIES), Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (SERPO) e Secretaria da Segurança e Defesa Civil (SESDEC), além das polícias Militar e Civil.

A primeira investida teve início com a equipe A, liderada pela coordenadora de abordagem social do SOS Sorocaba, Maria da Conceição Silva Moura e pela orientadora social do SOS Sorocaba, Rosimeire Barbosa, dirigindo-se ao Mosteiro de São Bento, onde cinco homens foram abordados para coleta de informações, sendo que dois deles aceitaram realizar exames de sangue para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST), com as enfermeiras do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Outros dois indivíduos foram encaminhados ao SOS Sorocaba para pernoitar, inclusive um senhor de 60 anos, formado em Terapia Ocupacional, que há anos vive em situação de rua. Ao final da atividade, mais dois jovens, que não estavam no local, se apresentaram voluntariamente à equipe e foram conduzidos ao Centro de Referência Casa Azul, para atendimento social e psicológico. 

O grupo B, coordenado pelo orientador social do SOS Sorocaba, Jorge César Salvador, seguiu para a Praça Edmundo Valle. Lá, um homem aceitou o convite para passar a noite na sede da instituição. Depois, as duas equipes se uniram na Rua de São Bento, em frente aos Correios, para abordar um homem, que fez os testes de sangue e igualmente foi transportado até o SOS Sorocaba para pernoitar. Na Praça Coronel Fernando Prestes, seis pessoas em situação de rua também seguiram para a entidade. Além disso, doze pessoas realizaram os exames de DST. Já, na sexta-feira, a abordagem social foi até à Rua Mairinque, nas imediações de uma fábrica abandonada, encontrando um casal que foi encaminhado ao Centro de Referência.

A coordenadora de abordagem social do SOS Sorocaba destacou a importância da ação na cidade. “A ‘Operação Dignidade’, além de conscientizar as pessoas em situação de rua sobre as oportunidades que o programa oferece, também conta com equipes especializadas em ações socioassistenciais, garantindo apoio e segurança aos abordados”, conta Maria da Conceição.

Até o momento, totalizando treze etapas, a ação amparou 42 pessoas em situação de rua. Na 1ª, 2ª e 3ª operações, o SOS Sorocaba conduziu onze pessoas ao Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Na 4ª, dois foram levados até a sede do SOS Sorocaba, onde receberam tratamentos de higiene pessoal, dormitório provisório e café da manhã e, na 5ª ação, foram abordadas e cadastradas 21 pessoas, sendo que cinco aceitaram o encaminhamento ao SOS Sorocaba para pernoitar. Durante o dia, seguiram ao Centro Pop para o cadastramento em vagas de emprego, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDETER). No decorrer da 6ª operação, seis indivíduos foram conduzidos à Associação Beneficente Lar Fraterno Irmã Dolores (LAFID) para acesso à alimentação e tratamento de higiene pessoal, enquanto, na 7ª, três foram encaminhados ao SOS Sorocaba para pernoitar. Na 8ª, quatros homens abordados recusaram auxílio social. Na 9ª e 10ª, três pessoas receberam assistência dos profissionais do Centro de Referência Casa Azul e, na 11ª abordagem, as pessoas em situação de rua não foram encontradas no local indicado.

Campanha de conscientização à população

Para conscientizar a população sobre a importância de não dar esmola à pessoa em situação de rua, assim como não comprar produtos de vendedores nos semáforos, o SOS e a SIAS também lançam a campanha de comunicação “Não dê esmola. Dê dignidade!”, que tem ampla divulgação em ônibus, televisões, rádios e outros veículos na cidade. “Paralelamente, será realizada uma campanha de conscientização para que a população não dê esmola ou compre produtos oferecidos nos semáforos, o que só faz estimular essas pessoas a permanecerem nas ruas e, mais grave ainda, ajuda a sustentar o vício daqueles que usam drogas”, pontuaram João Antonio Gabriel, presidente do SOS Sorocaba e Vanderlei da Silva, gerente da entidade.

Quem deseja ajudar uma pessoa em situação de rua pode contribuir com o próprio SOS, que abriga 80 atendidos, em média, por noite, em esquema temporário de dormitório e café da manhã, além de manter diferentes projetos de recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho. O auxílio pode acontecer de várias formas: por meio de doações de alimentos, produtos de limpeza ou itens de higiene, de colaborações com recursos financeiros, do trabalho voluntário ou da destinação à entidade de parte do ICMS pago nos cupons fiscais de compras. Saiba mais em: http://www.sossorocaba.org.br/br/como-ajudar .  

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais