(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

ABRH Regional e ESAMC Sorocaba realizam pesquisa sobre os desafios do setor de RH para os próximos 5 anos

A maioria dos profissionais de Recursos Humanos ainda traz em seu DNA a visão de uma área de suporte. Contudo, a nova realidade exigida desses profissionais é que se reinventem para atender às demandas do mundo moderno, ou seja, as equipes devem ser altamente preparadas, motivadas, com percepção dos negócios, clareza sobre a estratégia da empresa e capacidade de traduzir esses planos em metas para os clientes internos, atingindo, assim, um excelente resultado para a organização. 

Com o objetivo de auxiliar os profissionais da área a encontrarem caminhos e soluções para esse processo de transformação, a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Regional Sorocaba, em parceria com a ESAMC Sorocaba, realizou uma pesquisa exploratória, idealizada pelo professor Sandro Vidotto, com executivos de RH atuantes em mais de 50 empresas de Sorocaba e região. A análise ocorreu entre abril e junho de 2016, promovida por meio de questionário eletrônico, envolvendo analistas e diretores, que opinaram sobre os desafios do setor.

De acordo com Vidotto, docente da faculdade e diretor de relações institucionais da ABRH Regional Sorocaba, o estudo completo e os resultados obtidos valerão de reflexão e instrumento para auxiliar no gerenciamento dessa área tão estratégica dentro das corporações. “Agradeço aos profissionais e às companhias que participaram da pesquisa, com intuito de contribuir com o desenvolvimento do setor, indicando ações eficientes e necessárias para que tenhamos profissionais mais eficientes e preparados”.

A primeira questão da pesquisa teve a finalidade de identificar as competências que serão mais exigidas dos profissionais da área nos próximos cinco anos. Foram apresentadas 21 competências, dentre as quais os participantes deveriam escolher cinco. “Liderança” (52%) ficou em primeiro lugar, seguida de “Foco em resultado” (46%) e “Trabalho em equipe” (38%), como principais fatores para que o profissional de RH conquiste bons resultados.

Logo depois, foi apresentada uma pergunta sobre os assuntos que dominarão a agenda dos gestores de RH nos próximos cinco anos. Também foram indicados 20 assuntos e os entrevistados tiveram que assinalar cinco. O resultado apontou “Gestão de mudanças” (73%) como tema mais relevante na rotina dos executivos, pouco à frente de “Gestão estratégica” (71%), indicando que a área deverá se tornar, daqui para frente, menos tática e mais estratégica nas empresas.

Comportamentos adotados em época de crise, que mais prejudicarão o desempenho dos profissionais de RH, foi outra questão abordada na pesquisa.  As respostas apontaram que os cortes de pessoal (59%), baseados mais em quantidade, do que em qualidade, serão mais prejudiciais e impactarão na cultural organizacional. Paralisação de programas de treinamento e o engavetamento de planos e projetos (49%) igualmente foram comentados como fatores que prejudicarão a área.

Ainda, no estudo, para apontar quais as práticas que serão mais eficazes na atração e retenção de talento nos próximos 5 anos, os respondentes citaram “Clima Organizacional” (57%) e “Oportunidade de crescimento interno” (49%).

A última questão evidenciou as necessidades de capacitação técnica dos profissionais de RH, além de indicar se a formação na área é satisfatória, ou não. A análise mostrou que “Saúde e segurança no trabalho” (70%) e “Legislação Trabalhista” (60%) são os campos com capacitação mais satisfatória. Em contrapartida, “Comunicação Empresarial” (54%) apareceu como menos satisfatório, com grande necessidade de aprimoramento e, na sequência, “Cargos e salários” (50%).

A diretora-geral da ABRH Regional Sorocaba, Daniele Matos, ao verificar os dados obtidos, analisou que a maioria dos profissionais de RH da Região Metropolitana de Sorocaba está ciente da nova realidade e preocupada em mudar esse cenário, preparando-se para acompanhar as necessidades do mercado. “O foco das empresas passará, cada vez mais, a ser as pessoas. Necessariamente, o RH deverá se reinventar, para sobreviver a esse ambiente de constante transformação”, enfatiza.

Como conclusão, a pesquisa sinaliza que o perfil ideal do gestor de RH, nos próximos anos, será o de um profissional qualificado e interessado em atuar em companhias que ofereçam oportunidades de crescimento, priorizando um ambiente agradável e com comunicação aberta entre líderes e liderados.

A análise completa da primeira pesquisa da ABRH Regional Sorocaba, em parceria com a ESAMC Sorocaba, tornou-se conteúdo de destaque da revista RH em Perspectiva, destinada aos profissionais de Recursos Humanos e distribuída, gratuitamente, nas empresas, instituições de ensino de Sorocaba e aos profissionais associados da ABRH.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais