(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Adoção no Brasil e sustentabilidade em embalagens são temas de projetos de graduação na ESAMC Sorocaba

Trabalhos de conclusão de curso serão apresentados nos próximos dias 6 e 7/12, às 20h, no auditório da unidade Centro da instituição de ensino.

Neste ano, temas que chamaram a atenção da sociedade, como a sustentabilidade das embalagens dos produtos comercializados e o processo de adoção no Brasil, despertaram o interesse dos jovens universitários dos cursos de Comunicação da ESAMC Sorocaba e foram discutidos, ao longo de um ano, para o desenvolvimento de projetos de graduação. Os resultados desses trabalhos serão apresentados a uma banca examinadora nos próximos dias 6 e 7/12, às 20h, no auditório da unidade Centro da faculdade.

“A adoção vai muito além do desejo de ter um filho. É um ato que exige consciência, pois, antes da vontade de suprir uma necessidade própria, é preciso lembrar que existe um ser humano fragilizado e com sede de amor e carinho à espera de seu renascimento em uma família que possa chamar de sua”. Essa é a definição de adoção, segundo as alunas Bárbara Caroline Carvalho, Fabiana do Nascimento, Letícia Padrão e Stéfani Caroline de Souza, do curso de Jornalismo da ESAMC Sorocaba, no livro-reportagem que desenvolveram como projeto de graduação, intitulado “Renascidos - Perspectivas da Adoção”.

O exemplar, com 158 páginas e produzido sob a orientação dos professores Rodrigo Gabrioti e Quelen Torres, reúne relatos de pessoas que adotaram, foram adotadas ou não conseguiram ou, ainda, que trabalham diretamente nesses processos. A obra enfatiza que o caminho para adotar costuma ser árduo, porém, que todas as vidas envolvidas “renascem” de alguma forma nesse percurso.  De acordo com a graduanda Bárbara, uma das situações mais delicadas que podem acontecer no procedimento adotivo são as possíveis devoluções. “Quando uma adoção não dá ‘certo’, os profissionais responsáveis pelos casos têm o cuidado de ajudar as crianças ou os adolescentes envolvidos a não perderem a esperança de uma nova chance. E, além disso, orientar os adotantes que optaram pela devolução a recomeçar”, explica.

Outro tema que gerou debates e deu origem a um trabalho de conclusão de curso foi a produção de uma embalagem sustentável para entrega de lanche em domicílio, o “Pack Design - combo para delivery”, criado por André Bertanha, Lívia Agnes, Lucas Miguel e Mayara Guidoni, alunos do curso de Design da ESAMC Sorocaba, sob a orientação da professora Quelen Torres.

Em pesquisa realizada pelos alunos com consumidores que utilizam os serviços de delivery de lanchonetes para a entrega de combos de lanches, todos os entrevistados alegaram ter recebido o produto de forma inadequada, pelo menos, uma vez, a exemplo de lanche desmontado, embalagem aberta e lacre refeito com fita adesiva ou grampo. Com base nesses resultados, os graduandos desenvolveram uma embalagem sustentável e com suporte adequado para sanduíche, refrigerante e batata frita.

Segundo a estudante Lívia Agnes, outro aspecto importante que os consumidores enfatizaram nas entrevistas foi a inadequação das embalagens de isopor. “Esses modelos não são biodegradáveis, por isto, pensamos em uma embalagem com material de papel reciclável e personalizado, que mantenha a temperatura do lanche, sem fazer com se modifique no percurso”, destaca.

A embalagem recém-criada já foi testada nas hamburguerias Mr. Tasty e Veggie Burgers, em Sorocaba (SP) e os clientes aprovaram o novo modelo. “É uma alternativa financeiramente viável e prática, tanto para quem monta, quanto para quem consome o lanche”, diz Lívia.

O livro-reportagem “Renascidos - Perspectivas da Adoção” será apresentado para a banca examinadora dos Projetos de Graduação da ESAMC Sorocaba no dia 6/12 (quinta-feira), às 20h, no auditório da unidade Centro da faculdade, que fica na Rua da Penha, 1.181. Já, o trabalho “Pack Design - combo para delivery” será defendido no dia 7/12 (sexta-feira), também às 20h, no mesmo auditório. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.esamc.br.  

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à igualdade social

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à...

Leia Mais

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue Alunos da Escola Portal, de Sorocaba (SP), aprendem o novo idioma durante a...

Leia Mais

Metodologia de ensino maker é um diferencial no processo de aprendizagem dos alunos

Escola Portal traz o “Projeto Maker” com espaço destinado a criações e desenvolvimento de projetos, além...

Leia Mais