(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Alunos de Sorocaba criam ferramentas tecnológicas para Secretaria da Educação e Procon

Projetos de Graduação dão origem a um portal interativo para as escolas municipais e um aplicativo aos fiscais do Procon.

 

Integrar o uso da tecnologia com o atual modelo educacional é cada vez mais necessário no ambiente escolar, pois facilita a comunicação entre a instituição de ensino e os pais e responsáveis. Um site, por exemplo, é uma plataforma que pode substituir ou complementar a agenda escolar, gerando economia e agilidade ao dispensar os tradicionais bilhetes e comunicados.

Pensando nisso, os graduandos do curso de TI (Tecnologia da Informação) da Faculdade ESAMC Sorocaba, Fernando Edivar Hideaki, Tiago da Silva Leite e Vitor Henrique Alimo, desenvolveram à Secretaria da Educação de Sorocaba um portal interativo para uso nas escolas da rede municipal. A plataforma é resultado do PGE (Projeto de Graduação ESAMC) do grupo, que teve a orientação do professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Anderson Reis de Campos e foi avaliado por uma banca examinadora e pela gestora de desenvolvimento educacional da Secretaria de Educação, Leila Chinelatto.

O estudante Fernando explica que as escolas municipais seriam as responsáveis por atualizar as informações no site, como: atividades extracurriculares, eventos internos, comunicado de reuniões de pais e também as notícias diárias sobre a instituição de ensino. “A ideia é que os pais possam ter acesso aos programas internos da escola que o filho estuda. Todos esses dados são mantidos em um banco central, podendo ser acessados por pais de alunos, responsáveis e profissionais da área da educação”, explica.

A gestora de desenvolvimento educacional ainda destaca que a parceria com os alunos da ESAMC Sorocaba é muito importante para o aprimoramento dos projetos educacionais promovidos pela Secretaria da Educação. “Nosso intuito é fomentar a atualização do site com tudo o que acontece no ambiente escolar. O sistema funcionaria como um jornal mural, porém, de uma forma mais interativa”, frisa.

Em paralelo, os alunos Matheus Ramos dos Santos e Geovane Oliveira, também do curso de TI da faculdade, criaram um APP para uso dos fiscais do Procon Sorocaba no momento das autuações de estabelecimentos comerciais. Segundo o estudante Matheus, atualmente, os profissionais do órgão autuam os comércios por meio de formulários manuais, podendo ocorrer equívocos em razão de rasuras ou preenchimentos incorretos. “O APP permite o preenchimento on-line da autuação, sendo também possível adicionar fotos e possibilitando que a sede do Procon visualize todas as ações em tempo real”, afirma.

 

O novo aplicativo foi apresentado a uma banca examinadora e ao superintendente do Procon Sorocaba, Laerte Molleta. “Os alunos tiveram uma excelente ideia de elaborar um aplicativo que otimize o dia a dia dos fiscais, além de gerar ainda mais segurança jurídica no ato das multas”, destaca Molleta.

 

Para o coordenador dos cursos de Computação da ESAMC Sorocaba, professor Valdinei Castelan, parcerias com instituições, como essas, são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes. “Propor soluções para clientes reais é um ótimo desafio aos alunos, permitindo que coloquem em prática o que aprendem em sala de aula. Na ESAMC, nosso compromisso é com a formação de líderes e empreendedores que conquistem o sucesso profissional”.

 

Os dois Projetos de Graduação estão sendo analisados pelos órgãos públicos para possível implantação. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.esamc.br.

 

 

Fonte: Q Notícia 

 

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à igualdade social

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à...

Leia Mais

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue Alunos da Escola Portal, de Sorocaba (SP), aprendem o novo idioma durante a...

Leia Mais

Metodologia de ensino maker é um diferencial no processo de aprendizagem dos alunos

Escola Portal traz o “Projeto Maker” com espaço destinado a criações e desenvolvimento de projetos, além...

Leia Mais