(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

APAE Sorocaba comemora 50 anos de atividades com homenagem na Câmara Municipal e novos projetos

  • No dia em que completa aniversário, na terça (19/9), instituição receberá votos de congratulações dos vereadores e lançará 7ª edição do tradicional jantar beneficente Camarão Solidário. Entre os planos para o futuro, está a construção de uma nova sede, na região Norte da cidade.

Fundada em 19 de setembro de 1967, a APAE Sorocaba, instituição de Assistência Social que também presta serviços especializados nas áreas de educação e saúde a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, completa 50 anos de história, marcada por superações e conquistas.

 

No dia em que completa aniversário, a instituição receberá homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba, durante sessão solene que começará às 19h. A diretoria da APAE Sorocaba aproveitará a oportunidade para lançar a 7ª edição do jantar beneficente Camarão Solidário. Trata-se do maior e mais importante evento organizado pela instituição, com o objetivo de angariar recursos para o custeio das atividades desenvolvidas.

 

A trajetória da APAE Sorocaba reflete a determinação de seus colaboradores, voluntários e apoiadores para que os serviços essenciais prestados continuem beneficiando centenas de atendidos. De caráter público, deu início às suas atividades por iniciativa de um grupo de pais que tinham filhos com deficiência. O intuito era oferecer condições adequadas para o desenvolvimento dessas crianças e proporcionar a inclusão delas na sociedade. Desde então, o propósito sempre foi oferecer um lugar onde as pessoas com deficiência recebessem todo tipo de assistência em estímulo e reabilitação. O tempo passou e a entidade segue cumprindo com a missão de articular e garantir ações de defesa dos direitos desses indivíduos, prezando por oferecer um serviço de excelência e manter-se como referência.

 

Com foco nas potencialidades e autonomia dos 370 inscritos na instituição, de todas as faixas etárias, a APAE Sorocaba realiza diversas atividades lúdicas e adaptadas, na perspectiva da com a viabilidade, do cuidado, da autonomia e da promoção dos sujeitos, além de projetos destinados à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Há, ainda, programas direcionados para as famílias, sendo eles: Conselho de Famílias, oficinas integrativas, e o trabalho de fortalecimento dos cuidadores, com equipe especializada.

 

De acordo com o presidente da APAE Sorocaba, Gerson Machulis, algumas oficinas contam com o apoio de empresas da cidade, que investem em materiais e na estrutura. “Os parceiros são muito importantes para darmos continuidade aos trabalhos assistenciais. Agradecemos as colaborações das companhias que se dispuseram em abraçar a causa da entidade”, enfatiza.

 

Gerson frisa que, neste ano, mesmo diante das adversidades, o quadro de funcionários teve um acréscimo de 10% e todos os colaboradores sempre participam de cursos, palestras e workshops para aprimorar as habilidades profissionais, com o objetivo de alcançar ótimos resultados no desenvolvimento dos atendidos. “Neste ano, passamos por algumas mudanças internas e, com isso, estamos investindo na capacitação continuada dos funcionários, visando melhorar, cada vez mais, o serviço oferecido e fortalecer o nome da entidade”, afirma.

 

Nova sede

 

O planejamento estratégico da APAE Sorocaba para os próximos anos inclui a construção de uma nova unidade em Sorocaba, preferencialmente na região Norte, onde reside boa parte dos atendidos pela entidade. “Precisamos de recursos para adquirir um terreno nessa região.  A construção da nova sede seguirá o modelo de estrutura de outras APAEs no Brasil, a exemplo da existência de elevadores, salas amplas e piscinas aquecidas”, adianta Machulis.

 

A nova unidade, diz o presidente, precisaria de um terreno com, pelo menos, 10 mil m2, espaço que comportaria, aproximadamente, 700 pessoas com deficiência. O custo total da obra está previsto em, pelo menos, R$ 5 milhões. “Além disso, temos a necessidade de aumentar a captação de recursos para manter as atividades anuais. Em um cálculo básico, estimamos que o recurso anual necessário à APAE Sorocaba, com as duas unidades em operação, chegaria a R$ 6 milhões. Esse é um projeto bastante ousado e acreditamos que, nos próximos meses, teremos informações mais concretas. Mas, possivelmente, será algo a ser concluído depois do final da minha gestão, em 2019”, adianta.

 

Machulis aproveita a ocasião dos 50 anos da APAE Sorocaba para pedir à população que se sensibilize e continue colaborando com as campanhas e os eventos realizados pela instituição, com a finalidade de captar recursos para sua manutenção. “Os últimos anos foram bastante difíceis, mas tivemos bons resultados, conseguindo nos manter firmes perante à crise financeira, principal fator para a queda nas doações e, também, conquistando a renovação da certificação ISO 9001. Contudo, peço à população sorocabana que continue contribuindo conosco, para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor aos nossos usuários”, convida.

 

Você também pode ajudar!

 

Além das doações financeiras, que mantêm os serviços oferecidos pela APAE Sorocaba, existem outras formas de contribuir com a entidade, como por meio da doação de produtos de higiene, limpeza, material pedagógico ou, ainda, se tornando um voluntário na prestação de serviços.

 

Mais informações sobre como ajudar podem ser obtidas pelo site: http://apaesorocaba.org.br/, pelo Facebook: Apae Sorocaba ou pelo telefone: (15) 3219-2499

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais