(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Banco de Olhos de Sorocaba celebra convênio com Secretaria Estadual da Saúde para zerar fila do transplante de córnea

  • Acordo permite a atuação do BOS em qualquer hospital público estadual, ou filantrópico, que tenha interesse em promover a captação de córneas para transplantes.

O Banco de Olhos de Sorocaba firmou uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para potencializar o programa de doação e captação de córneas para transplantes em todo o estado. A assinatura do convênio foi realizada ontem (24/09) durante a abertura do 1º Encontro das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Estado de São Paulo, realizada no Centro de Convenções Rebouças, localizado no Hospital das Clínicas, na capital.

A cerimônia contou com a presença do Secretário Estadual Adjunto da Saúde, Dr. Antonio Rugolo Júnior; do Secretário Adjunto da Saúde do município de São Paulo, Eduardo Ribeiro Adriano; da coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Dra. Marizete Peixoto Medeiros; do Presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgão (ABTO), Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes; do Superintendente do Hospital do Rim, Dr. José Medina Pestana e de representantes de hospitais e Santas Casas de todas as regiões do estado. Em nome do BOS, estiveram presentes o Superintendente, Edil Vidal de Souza e a Diretora Médica do Banco de Olhos de Sorocaba, Dra. Adriana dos Santos Forseto. 

Com a formalização da parceria, passa a ser possível a instalação de unidades de captação de córneas do BOS em qualquer hospital estadual, ou filantrópico, de São Paulo, como explicou Edil. “Esta parceria veio em boa hora, pois grandes hospitais ainda não captam córneas para transplante, desperdiçando a oportunidade de devolver a visão às pessoas que aguardam pelo procedimento. Nós temos muita experiência nesse trabalho e já atuamos em alguns hospitais das regiões metropolitanas de Campinas, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba”.

A coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Dra. Marizete Peixoto Medeiros, afirmou que muitos hospitais ainda não estão estruturados para realizar a captação de córneas, sendo de grande importância o apoio de instituições experientes, como o BOS. “As córneas captadas em ambiente hospitalar têm melhor qualidade e condições para serem transplantadas, o que evidencia a necessidade de atuar diretamente dentro dos hospitais”.

As primeiras instituições a receberem uma unidade do BOS, por meio do novo convênio, são o Hospital Geral de Taipas e o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, ambos na capital paulista. “Iniciaremos com dois hospitais, no entanto, a qualquer momento, novas entidades podem adentrar ao projeto”, pontuou a coordenadora.

 

De acordo com os termos do convênio, os hospitais ficarão responsáveis por ceder o espaço para a instalação da unidade e comunicar os óbitos à equipe do BOS, que será responsável pela abordagem às famílias para obtenção das autorizações necessárias e, também, pela captação e processamento dos tecidos oculares.

O superintendente Edil concluiu dizendo que se inicia uma nova fase na história do BOS. “Estamos prestes a completar 40 anos. São quatro décadas do Banco de Olhos, que começou de maneira humilde e que hoje é internacionalmente conhecido e, agora, poderá se expandir para todo o estado”.

Hospital capacitado pelo BOS é o premiado como maior captador de córneas do estado

O evento em que foi assinado o convênio também premiou hospitais que se destacaram em captação e transplantes de órgãos no estado, em 2017. A Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba foi premiada como a instituição que mais captou córneas no período. A equipe piracicabana estendeu os cumprimentos ao BOS, que capacitou a equipe de captação de córneas da unidade.

O BOS, embora seja o maior captador de córneas do país, não participou da premiação, visto que o evento foi voltado para comissões intra-hospitalares (CIHT).

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais