(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Banco de Olhos de Sorocaba tem programação para o Dia Nacional do Transplante de Órgãos

  • Estão previstas visitas a instituições para promoção da importância da doação de córneas e para emissão do cartão do doador

Para comemorar o “Dia Nacional da Doação de Órgãos”, lembrado hoje, o Banco de Olhos de Sorocaba, maior transplantador de córneas da América Latina, prepara uma programação especial.

Hoje (27/09), a equipe do BOS estará na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Na sexta-feira (28/07), o Banco de Olhos irá ao campus Raposo da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Hudson Vergennes da Silva, um dos coordenadores do Banco de Olhos, explica que durante as visitas, irá falar sobre a história e o trabalho da instituição. “O BOS já captou mais de 80 mil córneas e transplantou cerca de 30 mil em quase quatro décadas de atividades, o que só foi possível com muito trabalho de conscientização, como o que fazemos nessas instituições”, comenta.

Gilson Vieira Camargo, também coordenador do BOS, conta que também haverá distribuição de material educativo sobre saúde visual e também emissão do cartão do doador. “Quem participar dos encontros poderá adquirir gratuitamente o cartão do doador, emitido gratuitamente pelo BOS. O cartão é um título pessoal que carrega o nome e o desejo de doar órgãos de forma simbólica, visto que, de acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211/2001), a retirada dos órgãos para doação só pode ser feita após autorização da família”, pontua.

As doenças que podem levar ao transplante de córnea podem surgir em qualquer idade, como explica o médico oftalmologista do BOS, Dr. Luciano Bertolini Andrade. “As principais causas do transplante de córnea são o ceratocone, a distrofia de Fuchs, também chamada de distrofia endotelial da córnea e lesões traumáticas, como arranhões causados por objetos ou infecções, a exemplo das motivadas pelo uso incorreto de lentes de contato. Essas doenças ocorrem na faixa etária entre 20 e 40 anos”, elenca o especialista.

Atualmente, o BOS tem à disposição as mais altas tecnologias do mundo em transplante de córnea. “Uma das técnicas mais avançadas é a DMEK, de transplante lamelar, onde somente a parte interna da córnea é transplantada. Quase não há pontos cirúrgicos e a alta do paciente ocorre no mesmo dia, sendo que a recuperação total ocorre entre dois e três meses”, conclui Dr. Luciano.

Doe seus olhos. Represente o desejo em vida, para que sua família se conscientize e autorize a doação! Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 0800 770-3311.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais