(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Banco de Olhos em Sorocaba recebe doação de 300 protetores faciais

Máscaras foram produzidas pelas gráficas Seritec e MRC Artes, de Sorocaba (SP), e encaminhadas a hospitais da cidade.

Solidariedade é uma das palavras mais marcantes em meio à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Apesar de toda a dificuldade envolvendo o atual momento, muitas pessoas se mobilizaram para ajudar quem precisa.

Diversas ações foram organizadas no Brasil todo, para auxiliar, principalmente, famílias carentes e profissionais da saúde. O grupo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) foi beneficiado por uma dessas campanhas. O hospital recebeu a doação de 100 protetores faciais e mais 200 para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, que também é administrada pelo grupo. A boa ação foi realizada pelos proprietários das gráficas Seritec e MRC Artes.

Os empresários Cesar Henrique Cremon Palazzo, 36 anos, dono da Seritec, Márcio Ricardo Corrêa Silva e Marcos Roberto Corrêa Silva, ambos de 40 anos, sócios da MRC Artes, decidiram doar os produtos para o grupo BOS e a diversas outras unidades de saúde de Sorocaba. Segundo eles, a ideia surgiu a partir da recomendação de fechamento das empresas, culminando, consequentemente, na paralisação dos equipamentos das gráficas. Percebendo a ociosidade das máquinas, eles decidiram utilizá-las para produzir máscaras específicas para quem atua na linha de frente do combate ao vírus. Os amigos escolheram ajudar os profissionais da saúde, conta Cesar, devido às dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia e as preocupações quanto à possível falta de Equipamentos de Produção Individual (EPIs). “Não custa nada (ajudá-los). A nossa produção é super-rápida. A gente consegue fazer 300 máscaras, por dia”, informa.
 

Os artigos serão destinados aos médicos e enfermeiros, pois, devido ao contato próximo com os pacientes, eles necessitam de maior proteção, esclarece Sérgio Gabriel, vice-presidente do BOS. “Por isso, as máscaras são um reforço a mais na segurança desses profissionais”, completa.

Para a fabricação das peças, os empresários angariaram recursos junto a empresas parceiras e amigos. Em uma semana, conseguiram o valor necessário para a confecção de três mil unidades. As máscaras foram desenvolvidas especialmente para os profissionais da saúde. Antes da versão final, foram desenhados cerca de oito protótipos, com a intenção de criar artigos confortáveis e leves, evitando possíveis desconfortos. O processo foi acompanhado diretamente por trabalhadores da saúde, responsáveis por transmitir informações e dicas quanto à ergonomia, a eficiência e a funcionalidade dos produtos.

Os protetores foram feitos a partir de um material chamado petg, um tipo de PET reciclado. De acordo com Cesar, a matéria-prima garante conforto aos artigos, permitindo a sua utilização por entre oito e 12 horas, sem qualquer incômodo. Do total de três mil peças já produzidas, duas mil já foram encaminhadas a hospitais da cidade, incluindo o BOS e a UPA do Éden. Foram contemplados, ainda, o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) e a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, além de outras unidades que também receberão doações.

Além de solidário, o ato gera economia, pois cada unidade desse tipo de máscara custa entre R$ 40 e R$ 50, afirma o vice-presidente do BOS, destacando que, em meio ao superfaturamento dos valores dos EPIs, essa iniciativa foi na contramão dessa atitude e decidiu fabricar e distribuir gratuitamente as máscaras. “Foi uma iniciativa muito preciosa por ajudar as pessoas que, neste momento, estão salvando vidas”, comenta Sérgio Gabriel.

A relação de hospitais auxiliados, explica Márcio, foi estabelecida por meio de indicações de médicos amigos do grupo. Os especialistas apontaram os locais com maior necessidade, bem como a quantidade de itens para cada um deles. Conforme Cesar, a ação deve prosseguir enquanto eles continuarem recebendo verba. “Todo recurso é de muito auxílio”, diz.

Durante a entrega dos artigos, os envolvidos têm a oportunidade de presenciar a batalha contra o COVID-19 encarada, diariamente, por quem atua na linha de frente no combate à doença, afirma o proprietário da Seritec. Observar essa realidade, acrescenta ele, faz o trabalho valer à pena e a ação é uma forma de agradecer a dedicação dessas pessoas, tão importantes neste momento. “É o mínimo que podemos fazer para colaborar com a proteção deles”, fala. O sentimento, comum aos três responsáveis pela campanha, é, simplesmente, de gratidão. “É um sentimento indescritível! É muito bom fazer o bem ao próximo, sem esperar nada em troca”, finaliza Cesar.

A recíproca do BOS é a mesma: gratidão. Os dirigentes se preocupam em garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, proporcionando, assim, condições para eles continuarem cuidando das pessoas, frisa Sérgio Gabriel. Dessa forma, a iniciativa não foi benéfica apenas ao hospital, mas, sim, para todos que dependem do auxílio dos profissionais da saúde. “Foi um ato pela humanidade”, pontua o representante do BOS.

Para contribuir com a campanha solidária organizada pelas empresas Seritec e MRC Artes ou obter mais informações, envie um WhatsApp para: (15) 98114-0808.



 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais