(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Bebê no berçário: qual escolher e por que é uma boa opção?

  • Gisele Puccetti Rodrigues Lombardi, coordenadora da Educação Infantil de 0 a 3 anos da Escola Portal, comenta sobre a escolha do berçário ideal para cada família, a rotina das crianças na escola e a importância das atividades e dos estímulos oferecidos.

A chegada de um bebê sempre traz muitas mudanças na vida de uma família. Todos estarão aprendendo uns com os outros, afinal, quando nasce uma criança também nasce junto com ela um pai e uma mãe.

Após algum tempo exclusivamente dedicado ao bebê, chega o momento de muitos pais retomarem suas atividades profissionais no ritmo normal e, então, é preciso que a família decida a quem confiar os cuidados com a criança durante boa parte do dia. É um momento delicado, que deve ser avaliado por todos os responsáveis, levando em consideração as possibilidades que melhor atendam os valores familiares. São muitos os benefícios de se optar pelo ingresso ao berçário e esta escolha tem sido a preferência da maioria das pessoas. Mas, o que é importante levar em consideração na hora de escolher um berçário? E por que essa é uma boa opção nessa fase da infância?

Gisele Puccetti Rodrigues Lombardi, coordenadora da Educação Infantil de 0 a 3 anos da Escola Portal, destaca que o berçário deve ser um ambiente seguro, planejado para a faixa etária, em conformidade com todos os protocolos de saúde e higiene, dispondo de profissionais habilitados e capacitados para estimular o desenvolvimento da criança nas diferentes etapas e respeitando, sempre, o tempo e a individualidade de cada um. Segundo a educadora, é comum surgirem dúvidas de como é a rotina dos bebês na escola, quais são as atividades desenvolvidas e os cuidados dispensados. “Diariamente, temos os momentos de contação de história, música, contato com a natureza e banho de sol. Também oferecemos todos os cuidados necessários nesse período, como banho, troca de fraldas, roupas e alimentação, composta por lanche, almoço e jantar. E, claro, ainda há o tempo do soninho. Tudo isso observando as características e preferências de cada criança”, detalha.

Mundo de descobertas e possibilidades

Além de ter a certeza de que o bebê está sendo bem cuidado e em segurança, enquanto os pais estão trabalhando, é igualmente importante saber que está sendo devidamente estimulado para que atinja o máximo do seu desenvolvimento. “A jornada do bebê na escola é de muita descoberta. Em todas as ações, há uma intencionalidade educativa para instigar a criança a interagir com determinado material e pesquisá-lo. Descobrir sua textura, os sons, a superfície, dentre outros. É muito importante deixar os pequenos com liberdade de movimentos para que possam explorar tudo ao seu redor. Para que isso aconteça, devemos ter um espaço e materiais seguros para garantir o bem-estar da criança”, explica Gisele.

Uma das maiores preocupações dos pais é com a adaptação do bebê ao novo ambiente, às professoras e aos colegas. “Na volta às aulas pós-pandemia, o período de adaptação acontecerá de forma um pouco diferente. Em função das restrições de acesso impostas pelos órgãos competentes, a criança que estiver enfrentando mais dificuldade para se adaptar ficará menos tempo no berçário. Para tanto, manter o diálogo constante com as famílias será fundamental para o sucesso desses primeiros passos e dos seguintes”, comenta a coordenadora.

A Escola Portal conta diferenciais importantes, que auxiliam muito nessa nova etapa da vida da criança e de sua família.  “Contamos com amplo espaço interno e externo, criados e planejados especialmente para proporcionar o melhor para os pequenos. As salas são espaçosas e arejadas, com bastante luminosidade natural. A equipe de profissionais atuante é altamente capacitada para atender as necessidades das crianças em cada fase. Desde o berçário, a filosofia da Escola Portal inclui respeitar a individualidade de cada aluno e buscar o máximo do seu potencial nas diversas áreas”, frisa Gisele. Outro protocolo do berçário da escola, que igualmente garante a tranquilidade dos pais e responsáveis, completa a educadora, é a agenda eletrônica, em que eles podem acompanhar o dia a dia do bebê, em tempo real.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: blog.escolaportalsorocaba.com.br ou pelo telefone: (15) 3231-7200. A Escola Portal fica localizada na Rua Romeu do Nascimento, 777, Jd. Portal da Colina, em Sorocaba (SP).

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à igualdade social

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à...

Leia Mais

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue Alunos da Escola Portal, de Sorocaba (SP), aprendem o novo idioma durante a...

Leia Mais

Metodologia de ensino maker é um diferencial no processo de aprendizagem dos alunos

Escola Portal traz o “Projeto Maker” com espaço destinado a criações e desenvolvimento de projetos, além...

Leia Mais