(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Bolo de pistache sem açúcar: sacia a fome e controla o peso

  • Influencer digital fitness Analu Lourenço ensina deliciosa receita funcional para quem busca manter o peso, sem perder o sabor dos alimentos.

Controlar o apetite é uma das tarefas mais difíceis para quem está fazendo dieta. A vontade de comer algo doce, após a refeição, é enorme e pode quebrar a permanência no regime. Mas, não desanime, não! Uma ótima alternativa para suprir esse desejo são as receitas à base de pistache, semente que é fonte de vitaminas e rica em gorduras boas, excelente para saciar a fome e controlar o peso.

Apesar de não ser tão conhecida como as castanhas, nozes e amêndoas, essa oleaginosa também ajuda no combate às temidas gordurinhas localizadas. Também colabora na prevenção do diabetes, reduz o colesterol, contribui para o funcionamento do sistema nervoso, entre outros benefícios. Segundo a nutricionista Kelly Cristina Diaz, o pistache tem uma composição de nutrientes, como as proteínas e fibras, que igualmente favorece a perda de peso. “Por ter uma absorção mais lenta, o alimento aumenta a saciedade e controla a fome”, explica. :

A influencer digital fitness Analu Lourenço sempre procura diversificar seu cardápio com opções saudáveis e fora do usual, priorizando uma alimentação equilibrada, porém, sem perder o sabor. “O pistache, antes de tudo, é benéfico, saboroso e ótimo para sair daquela refeição rotineira”, comenta.

Comparado às outras oleaginosas, possui um teor calórico mais baixo.  Só que, atenção: mesmo assim, o alimento deve ser consumido moderadamente, em pequenas porções, para não comprometer a dieta. “Em 50 gramas, há 320 calorias. O recomendado é consumir 25 gramas, por dia, para melhor aproveitamento”, recomenda a nutricionista.

De acordo com Kelly, é muito importante comprar as sementes de boa procedência para não correr o risco de adquirir as contaminadas com aflotoxinas (substâncias sem sabor produzidas por fungos), que podem causar sérios danos à saúde, como o câncer hepático. A profissional ainda recomenda a versão com casca. “O ato de descascar reduz a velocidade de consumo e promove uma maior percepção do quanto a pessoa consumiu”, orienta.

Para quem deseja inserir a sementinha verde no cardápio, existem diversas opções de receitas super saudáveis e fáceis de preparar, que vão muito além do sorvete. Analu, expert em receitas funcionais, preparou um incrível bolo funcional de pistache e limão e o melhor: sem açúcar! “Utilizando apenas seis ingredientes, essa receita de bolo é perfeita para fugir da rotina e mostrar que uma alimentação balanceada também pode ser gostosa”, relata. Para outras dicas, acompanhe a influencer no Facebook (Analu Lourenço) e Instagram (@analu.lourenco).

Bolo funcional de pistache e limão sem açúcar (rendimento para seis pessoas)

Ingredientes:

- 150g de farinha de pistache

- 120ml de leite vegetal (de sua escolha)

- 60g de farinha de aveia ou arroz

- 3 ovos

- 60g de xylitol (adoçante dietético natural em pó)

- 1 colher (sobremesa) de fermento

Cobertura:

- 400ml de leite vegetal

- Suco de 1 limão Taiti                                                 

- 1 colher (sobremesa) de amido de milho

- 30g de xylitol

- 30g de pistache

Preparo da massa:

Misture os ingredientes secos, com exceção do fermento e, depois, os molhados. Mexa bem até a massa ficar encorpada. Cuidado para não deixar bolinhas de farinha! Tente dissolvê-las, o máximo possível, com ajuda da batedeira.

Com a mistura homogênea, acrescente o fermento, mexendo cuidadosamente.

Leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos.

Preparo da cobertura:

Em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar e atingir o ponto de ver o fundo do recipiente.

Para finalizar, coloque a cobertura no bolo ainda quente e decore com pistaches picados.

Fonte: Instagram (@analu.lourenco)

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais