(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cardíacos também devem fazer exercícios físicos, diz especialista

Quando há o diagnóstico de alguma doença cardiovascular, muitos pensam: “não poderei mais praticar esportes ou fazer caminhada, pois vou morrer do coração! ”. Embora a preocupação seja válida, a maioria das pessoas não sabe que é recomendado fazer justamente o contrário!

Quem explica é Dr. Fernando Sampaio, cardiologista da Cardio Pro, a clínica de cardiologia da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP). “Os exercícios físicos são fundamentais para a saúde de todo o organismo, principalmente do coração. Muitas pessoas pensam que devem interromper qualquer atividade física se estiverem com alguma cardiopatia, mas quando o exercício for recomendado pelo cardiologista e acompanhado por um profissional, fortalecerá o coração, promovendo benefícios à saúde”, recomenda.

A melhora ocorre, detalha o cardiologista, pois o coração é um músculo e assim como todos os outros músculos do corpo, se fortalece com os exercícios. “Você costuma sentir o bíceps fortalecido e maior após algumas semanas de musculação. Com o coração acontece a mesma coisa. O exercício aeróbico fortalece o órgão, melhorando seu desempenho, fazendo surgir novas ramificações de vasos sanguíneos, além de aumentar a resistência cardiovascular, dentre outros benefícios”, destaca.

Dr. Fernando fala que o coração de quem pratica exercício físico regular trabalha realizando menos esforço do que o coração de pessoa sedentária. “O coração de um atleta consegue bombear um volume muito maior de sangue a cada batimento. Um órgão fortalecido bombeia mais sangue com menos batimentos e consegue realizar atividades que exigem mais esforço da pessoa, sem sentir cansaço precoce” revela.

Em praticamente todos os casos de doenças cardiovasculares, é recomendada a prática de exercícios físicos, mas há exceções. Pessoas que possuem cardiomiopatia hipertrófica, que é uma doença que causa o crescimento do músculo cardíaco para dentro da cavidade, não devem praticar atividade física, pois o risco é grande. Certos tipos de arritmia, doença coronariana de difícil controle e outras doenças cardíacas mais raras, contraindicam a atividade física.

O risco existe, mas é controlado!

Há risco de cardiopata praticar atividade física. O risco aumenta se não tiver a devida orientação médica. O ideal é sempre consultar um especialista. “O cardiologista dará o diagnóstico do problema e orientará o tratamento adequado: o tipo e a intensidade de exercício físico que seja mais seguro, com risco reduzido e controlado, trazendo benefício à saúde”, conclui Dr. Fernando Sampaio.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, Jardim Faculdade, Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais

Tradicional “Arraiá Junino” da APAE Sorocaba acontece nos dias 7 e 8 de junho

Chegou o momento de usar o traje caipira para participar do tradicional “Arraiá Junino”, da APAE Sorocaba que será...

Leia Mais

ADV busca voluntários para ajudar na última semana da 104ª Festa Junina de Votorantim

Público encontra deliciosas receitas preparadas com milho na barraca da instituição. A 104ª Festa Junina de...

Leia Mais