(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cardíacos também devem fazer exercícios físicos, diz especialista

Quando há o diagnóstico de alguma doença cardiovascular, muitos pensam: “não poderei mais praticar esportes ou fazer caminhada, pois vou morrer do coração! ”. Embora a preocupação seja válida, a maioria das pessoas não sabe que é recomendado fazer justamente o contrário!

Quem explica é Dr. Fernando Sampaio, cardiologista da Cardio Pro, a clínica de cardiologia da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP). “Os exercícios físicos são fundamentais para a saúde de todo o organismo, principalmente do coração. Muitas pessoas pensam que devem interromper qualquer atividade física se estiverem com alguma cardiopatia, mas quando o exercício for recomendado pelo cardiologista e acompanhado por um profissional, fortalecerá o coração, promovendo benefícios à saúde”, recomenda.

A melhora ocorre, detalha o cardiologista, pois o coração é um músculo e assim como todos os outros músculos do corpo, se fortalece com os exercícios. “Você costuma sentir o bíceps fortalecido e maior após algumas semanas de musculação. Com o coração acontece a mesma coisa. O exercício aeróbico fortalece o órgão, melhorando seu desempenho, fazendo surgir novas ramificações de vasos sanguíneos, além de aumentar a resistência cardiovascular, dentre outros benefícios”, destaca.

Dr. Fernando fala que o coração de quem pratica exercício físico regular trabalha realizando menos esforço do que o coração de pessoa sedentária. “O coração de um atleta consegue bombear um volume muito maior de sangue a cada batimento. Um órgão fortalecido bombeia mais sangue com menos batimentos e consegue realizar atividades que exigem mais esforço da pessoa, sem sentir cansaço precoce” revela.

Em praticamente todos os casos de doenças cardiovasculares, é recomendada a prática de exercícios físicos, mas há exceções. Pessoas que possuem cardiomiopatia hipertrófica, que é uma doença que causa o crescimento do músculo cardíaco para dentro da cavidade, não devem praticar atividade física, pois o risco é grande. Certos tipos de arritmia, doença coronariana de difícil controle e outras doenças cardíacas mais raras, contraindicam a atividade física.

O risco existe, mas é controlado!

Há risco de cardiopata praticar atividade física. O risco aumenta se não tiver a devida orientação médica. O ideal é sempre consultar um especialista. “O cardiologista dará o diagnóstico do problema e orientará o tratamento adequado: o tipo e a intensidade de exercício físico que seja mais seguro, com risco reduzido e controlado, trazendo benefício à saúde”, conclui Dr. Fernando Sampaio.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, Jardim Faculdade, Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais