(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

CEGUEIRA SÚBITA: problemas vasculares podem causar perda instantânea da visão

 

Socorro imediato e tratamento com oxigênio podem reverter quadro.

 

De repente, a visão desaparece, sem dor e sem avisos. Diferentemente dos outros problemas oftalmológicos, como a miopia, por exemplo, que acontece de maneira gradual, a cegueira súbita chega rapidamente, podendo evoluir em minutos ou poucos dias, e provoca desespero.

 

Causada principalmente pela embolia da artéria central da retina, a perda repentina da visão ocorre em razão da interrupção da irrigação sanguínea no olho, iniciando um processo de morte do tecido, como explica Dra. Daniela Flores, médica hiperbarista da Oxicenter, com unidades em Sorocaba e Itu (SP). “A embolia é quando um coágulo de sangue circula pela artéria e acaba obstruindo-a. Com isto, o sangue para de levar oxigênio até o olho, que acaba ‘morrendo’ e a visão desaparece de forma irreversível”, detalha.

 

Este é um quadro raro, que em geral acomete pessoas que fazem parte de grupos de risco para acúmulo de gordura na parede das artérias, tais como: idosos, hipertensos, obesos e diabéticos. Embora o problema seja grave, existe um tratamento emergencial, que pode reverter o quadro. “A oxigenoterapia hiperbárica, se realizada em até 8h após a alteração da visão por embolia da artéria, tende a parar a progressão da perda visual e tem chances de solucionar o problema. O tratamento é relativamente simples, pois consiste em respirar oxigênio puro, a 100% e pressurizado, dentro de uma câmara especial. O aumento da concentração de oxigênio no sangue faz com que a área afetada pela isquemia (interrupção do fluxo sanguíneo) continue sendo oxigenada, evitando a morte da retina”, conta.

 

Com a retina preservada pela oxigenoterapia, são realizados outros tratamentos para que o organismo absorva o coágulo de sangue, devolvendo o fluxo normal para a região. Quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de recuperação. “O ideal é iniciar a oxigenoterapia hiperbárica imediatamente, ou nas primeiras horas após o problema. Se o paciente procurar ajuda depois de dois dias, por exemplo, infelizmente não há mais o que ser feito”, alerta.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.oxicenter.com.br.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais