(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cirurgia plástica: procura por procedimentos estéticos aumenta mais de 50% nos meses de férias

Volumização das mamas, lipoaspiração e rinoplastia estão no topo da lista das cirurgias plásticas mais procuradas por mulheres e homens nesse período.

A procura por cirurgias plásticas aumenta consideravelmente no período de férias. Mulheres e homens enchem os consultórios médicos, em busca de remodelar partes do corpo, para elevar a autoestima e fazer as pazes com o espelho. Os meses de dezembro, janeiro e julho costumam registrar um aumento de mais de 50% no número de procedimentos realizados, segundo conta a cirurgiã plástica que opera no Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Dra. Roberta Barros, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Esse aumento, segundo a especialista, se dá em razão de coincidir com o período de férias escolares e do trabalho, permitindo que o paciente se dedique, ainda mais, ao processo pós-operatório. “É uma ótima escolha, pois se trata de uma época em que as pessoas têm mais tempo para se dedicar ao repouso exigido pela cirurgia, tendo em vista que os cuidados pós-operatórios são fundamentais para garantir o sucesso almejado com o procedimento”, destaca.

Sobre as cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres, Dra. Roberta aponta a mamoplastia de aumento, ou volumização das mamas. “A grande maioria das mães aproveita o momento de descanso, em que não precisarão dirigir para levar os filhos à escola, por exemplo, para realizar o sonho de colocar as próteses mamárias”, diz.

Assim como elas, os homens também aproveitam a época do ano para apostar em procedimentos que relevem e valorizem os contornos, como a lipoaspiração e a rinoplastia, ou cirurgia do nariz. Contudo, a cirurgiã plástica faz um alerta: “por mais que seja um período favorável para a recuperação, estamos no verão, época em que comumente retemos mais líquido e quando corremos o risco de ter um edema (inchaço) mais acentuado, em razão do calor. Por isso, é preciso redobrar os cuidados, manter a hidratação corporal, uma alimentação equilibrada e utilizar corretamente as malhas pós-cirúrgicas”.

Outro fator que se deve levar em consideração, de acordo com a especialista, é o tempo mínimo necessário para o retorno à exposição ao sol. “Recomendo aos meus pacientes que esperem, no mínimo, 60 a 90 dias após a cirurgia, para se expor ao sol. Isso porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses, aquelas manchinhas roxas comuns da lipoaspiração ou da própria cirurgia, podem ficar com aspecto de tatuagem, se reagirem aos raios solares”, explica.

Para quem pretende aproveitar o período das férias para realizar uma cirurgia plástica, Dra. Roberta aconselha que se prepare com antecedência, de modo que consiga executá-la na data adequada, a fim de garantir a completa recuperação. “Como se trata de um período em que a procura por cirurgias plásticas é muito grande, sempre orientamos que os pacientes façam suas consultas com antecedência, para realizarmos, com tranquilidade, todos os exames pré-operatórios e a avaliação pré-anestésica, além de preparar os familiares quanto à rotina dos cuidados após a cirurgia, para que o paciente tenha todo o apoio necessário durante a recuperação”, completa a cirurgiã plástica.

Segurança e bem-estar: escolha do cirurgião plástico e do centro cirúrgico

Realizar uma cirurgia plástica é uma decisão que precisa ser tomada com todo zelo e atenção, principalmente, na hora da seleção do profissional que acompanhará você durante todo o processo. Mas, afinal, como fazer a escolha correta? Dra. Roberta fala que, primeiramente, é indispensável consultar se o nome do médico consta no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: www.cirurgiaplastica.org.br. “Isso garante que o profissional possui o título de especialista na área e está apto a exercer a função”, frisa.  Outra orientação importante, pontua, é conversar com outras pessoas que já passaram por algum procedimento com esse médico e pedir a opinião delas, de modo que você possa ter referências e saber mais sobre o universo da cirurgia plástica. “Sentir-se confortável e seguro com o médico também é determinante nessa busca. Por isso, é interessante conversar abertamente com o especialista durante a consulta, contando sobre você, seus anseios e tirando dúvidas, até ter a certeza de qual é a escolha certa a ser feita”.

Após a escolha do profissional, Dra. Roberta salienta outro ponto determinante para o sucesso da cirurgia: o local onde será realizada. “Atualmente, realizo todas as minhas cirurgias no Hospital Evangélico de Sorocaba, pois dispõe de centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias, com toda a segurança necessária, além de também possuir quartos modelos, garantindo o conforto e bem-estar do paciente no pós-operatório”.

A gerente da Hotelaria do Hospital Evangélico de Sorocaba, Nátali Millan, destaca que os novos apartamentos, inaugurados recentemente, dispõem de sistema de chamada para enfermagem, cama motorizada, assim como um banheiro espaçoso, facilitando os cuidados com os pacientes. Os quartos modelos ainda possuem tecnologias atualizadas de piso, régua de gases, ar condicionado, secador de cabelos, cofre para guardar pertences, quadros decorativos, bancada de refeição para acompanhante e aparelho de televisão, sendo um deles especial para cirurgia bariátrica.

Ainda de acordo com Nátali, a modernização dos apartamentos também inclui uma iluminação diferenciada, que contribui com a assistência aos pacientes, proporcionando conforto e resolutividade nas internações. “A inauguração dos quartos modelos antecipa a revitalização da UTI, que terá os mesmos conceitos de qualidade e eficiência”, adianta.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: hospitalevangelico.org.br ou pelo telefone: (15) 2101-6600.

AVC e infarto: atendimento médico de urgência é vital

Gerente Médico do Hospital Evangélico de Sorocaba explica que é preciso ficar atento aos primeiros sinais desses problemas e...

Leia Mais

Nova técnica cirúrgica disponível no BOS pode eliminar necessidade do uso de colírios em pessoas com glaucoma

Procedimento consiste em implantar um dreno microscópico no globo ocular para escoar o excesso de líquido e controlar a pressão...

Leia Mais

Zumbido no ouvido não deixa o cérebro descansar

Constatação de pesquisadores norte-americanos reforça necessidade de tratar o sintoma, que pode indicar a presença de...

Leia Mais