(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Conselho de Famílias da APAE Sorocaba luta pelos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Encontros conduzidos por assistente social visa incentivar os familiares dos atendidos a buscar os direitos e melhorar o serviço prestado pela instituição.

A APAE Sorocaba lançou há um ano o Conselho de Famílias que promove ações de melhoria do serviço da instituição, além de incentivar os familiares dos atendidos a buscarem os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

O assistente social da entidade, Rodrigo Souza realiza, mensalmente, reuniões com as mães e responsáveis dos atendidos para discutir os problemas que acontecem no dia a dia, tais como: transtorno em transporte público, saúde, educação, preconceito, entre outros assuntos relacionados à inclusão social. “Trazemos para os encontros, temas que são de interesses dos familiares e cuidadores dos usuários da APAE Sorocaba. Assim, elaboramos estratégias para lutar pelos direitos mediante a lei, visando a proteção e o apoio deles”, destaca Rodrigo.

Dentre outras atribuições do Conselho de Famílias, destaca-se as representações em órgãos públicos, o zelo do espaço físico da entidade, e o acompanhamento das ações de atendimento, administrativas e financeiras. As famílias voluntárias têm o comprometimento com a representação das mais de 350 famílias atendidas na entidade.

As mães de assistidos, Adriana Bezerra, Antônia Marques, Jaqueline Ap. Abril Mattos da Silva, Maria Lúcia Galvão e Roseli Granado fazem parte deste Colegiado e estão integradas no desenvolvimento e articulação do Conselho: “ A APAE é a segunda casa dos nossos filhos e precisamos nos comprometer para que o trabalho desenvolvido seja sempre realizado com excelência”, ressalta Roseli Granado, membro atuante do Conselho e mãe da atendida Flávia S. Granado.

De acordo com coordenadora técnica da entidade, Cátia Rocha, o objetivo do programa é ampliar as diretrizes de atuação, monitorar e supervisionar as atividades já realizadas, garantindo o controle social e a participação efetiva dos usuários e suas famílias. “Por meio da implantação do Conselho de Famílias, já comemoramos alguns resultados. O fortalecimento dos laços afetivos entre famílias e instituição, a aproximação com os gestores públicos do munícipio para diálogos e construção, a avaliação permanente dos serviços prestados e mobilização dos envolvidos em busca dos direitos são os maiores indicadores”, explica.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3219-2499. A sede da APAE Sorocaba está localizada na Rua Ubirajara, 528, Vila Gabriel.

Sobre a APAE Sorocaba

Há 50 anos, a APAE Sorocaba atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de 0 a 58 anos de idade, orientando as famílias e articulando-se com a sociedade na defesa e garantia dos direitos deste público.

Os atendidos participam de atividades específicas e pertinentes a cada área, de forma integrada e que garanta apoio permanente. Todo o acompanhamento dos atendidos é realizado por uma gama de profissionais especializados nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.

Conheça, você também e APAExone-se pela causa

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais