(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cresce o interesse por investimentos e a busca por profissionais da área

   Saiba a diferença entre consultor financeiro e agente autônomo de investimentos.

O brasileiro está cada vez mais participativo no mercado financeiro, apontam os números. No último ano, a quantidade de investidores na Bolsa de Valores cresceu mais de 19% totalizando mais de 1 milhão de investidores atualmente, além disso, já são mais de três milhões de aplicadores em produtos de Renda Fixa, preferindo estes investimentos à Poupança segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Junto com o crescimento do interesse das pessoas pelo segmento, duas carreiras ligadas ao setor estão em alta: a de consultor financeiro e a de agente autônomo de investimentos. A questão é saber a diferença entre elas, algo que tem causado dúvidas entre os investidores.    

Para regulamentar as duas atuações, recentemente, a CVM (Comissão de Valores Imobiliários) publicou a Instrução nº 593 que disciplina as atividades do consultor financeiro, diferenciando estas das funções do agente. O objetivo é evitar o conflito de interesses e a indução do investidor ao erro.

A questão é simples: enquanto a fonte de recursos do consultor financeiro vem diretamente do cliente para o qual presta serviços, os rendimentos do agente autônomo estão atrelados às comissões ganhas sobre os produtos que a instituição representada por ele distribui. No caso, por regulamentação, um agente autônomo é um representante de uma instituição financeira (banco) ou corretora de valores, que possui autorização para negociar seus produtos. “Mas, para isso, ele precisa obter o registro na CVM, após aprovação em exame técnico organizado pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários Câmbio e Mercadorias). O objetivo dessa certificação é garantir a qualidade técnica dos profissionais no mercado, o que inclui ética e conhecimento, afinal, estamos falando de dinheiro de terceiros”, explica Pablo Piñuelo, sócio da Cordier Investimentos, escritório de agentes autônomos que atua com a distribuição de produtos exclusivos do BTG Pactual nas regiões de Sorocaba (SP), São Paulo e Curitiba (PR).  

A atividade de mediação de valores mobiliários pode começar a ser exercida, apenas depois de se obter a certificação e, segundo a regra, o agente não pode ser remunerado pelo cliente, mas sim pela instituição que representa. Seu trabalho é prospectar clientes e explicar, de forma simples e esclarecedora, o funcionamento do mercado e dos produtos financeiros. “Esse cuidado é fundamental para que o cliente tenha a liberdade de indicar o produto mais adequado ao seu perfil. Nós, da Cordier Investimentos, temos profissionais com capacidade técnica e alta qualidade no atendimento para entender a situação de cada cliente e, por meio da plataforma BTG Pactual digital, apresentar as melhores oportunidades disponíveis”, completa Pablo.

Já, o consultor financeiro é alguém contratado diretamente pelo cliente, sendo ele pessoa física ou jurídica, para auxiliá-lo na escolha dos investimentos. Seu trabalho não tem ligação com instituições financeiras.  É um profissional liberal ou empresa que prestam serviços de forma independente.

Ética e conhecimento técnico

De qualquer forma, ambas as atribuições exigem ética e muito conhecimento técnico. Por isso, antes de contratar esses serviços, é aconselhável seguir algumas recomendações. No caso do consultor financeiro, o ideal é fazer ampla pesquisa no mercado. Por sua vez, em relação ao agente autônomo de investimentos, o investidor deve sempre checar com a instituição financeira se o profissional está cadastrado e tem autorização para exercer a função. Além disso, é importante escolher uma empresa que atenda seu perfil e que seja de extrema confiança, nesse momento, recomendação de familiares e conhecidos é muito bem-vinda. No site da CVM, também é possível conferir se o profissional está na lista dos agentes autônomos: www.cvm.gov.br.

Sobre a Cordier Investimentos

A Cordier Investimentos oferece a experiência de investir com excelência nos produtos do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. Com o diferencial da assessoria para o cliente Privatee grandes fortunas, a Cordier, em 2018, atingiu o patamar de mais de mil clientes atendidos, dentro e fora do país, que representam R$ 600 milhões em ativos, com sede em Sorocaba (SP) e filiais em São Paulo e Curitiba (PR). Mais informações podem ser obtidas em: www.cordierinvestimentos.com.br.

Fonte: QNotícia

Tulip Inn Sorocaba apoia evento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Promovido pelo Ciesp e Senai em Sorocaba, encontro contará com palestra da empresária Patrícia Dias, que é diretora...

Leia Mais

Tulip Inn Sorocaba se prepara para receber viajantes do Lollapalooza

Hotel do interior paulista é uma ótima opção para ajudar a fugir do trânsito da capital e a encontrar preços...

Leia Mais

Coworking: espaço de trabalho compartilhado reduz custos, atrai novos contatos e ajuda economia local

Ambiente é ideal para promover interação e networking entre empresas e profissionais autônomos; conheça a nova sala...

Leia Mais