(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cuidados durante a gestação e infância aumentam chances de viver livre de problemas de saúde

Obstetra e pediatra do Centro Médico São José elencam cuidados durante esta fase que fazem a diferença por toda a vida

Após a notícia de que uma nova criança irá fazer parte da família, é preciso iniciar uma fase repleta de cuidados para garantir a boa saúde tanto da mãe, quanto do bebê, durante a gestação. O Pré-Natal, que é o acompanhamento médico da gravidez é fundamental para prevenir e tratar possíveis doenças e aumentar as chances do bebe nascer sadio e ter uma vida toda com muita saúde.

Dra. Daniele Peev, médica ginecologista e obstetra do Centro Médico São José, de Cerquilho elencou os principais exames que devem ser realizados durante o Pré-Natal.

 

  1. Índice glicêmico: o índice glicêmico precisar ser acompanhado durante toda a gestação, pois a presença de diabetes gestacional pode aumentar as chances de malformações e problemas respiratórios e metabólicos no bebê, que eventualmente poderão precisar de cuidados especiais durante toda a vida.
  2. Grupo sanguíneo e fator Rh: um dos exames mais importantes, pois detecta o tipo sanguíneo do bebê e da mãe. Caso haja incompatibilidade, pode haver a morte fetal. Se o fator Rh da gestante for negativo e da criança, positivo, o sistema imunológico da mãe pode atacar o feto, como acontece com um vírus ou bactéria que entra no organismo. Para evitar este quadro, existe uma vacina especifica, chamada Anti-D, que protege a mãe e o bebê deste problema.
  3. Exame de HIV: o exame de HIV é importante para saber se a mãe possui o vírus. Caso o resultado seja positivo, o médico irá prescrever medicamentos que irão diminuir as chances de a doença ser transmitida ao bebê.
  4. Exames de Rubéola, Toxoplasmose e Sífilis: estas doenças podem provocar malformações fetais, por isso a importância do rápido diagnóstico e tratamento, que diminuem as chances de complicações.
  5. Ultrassonografias: o ultrassom é um exame fundamental durante a gestação, pois com ele é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê e identificar possíveis malformações.
  6. Vacinas: a gestante precisa tomar uma série de vacinas durante a gravidez para evitar doenças, como gripes, hepatites, difteria, tétano, coqueluche e demais doenças virais e bacterianas. O médico que acompanha a gestação é o profissional capacitado para indicar as vacinas e também informar em que momento elas devem ser tomadas.

Após o nascimento do bebê, os cuidados, continuam, afinal, os cuidados com a criança na primeira infância são primordiais para um desenvolvimento e vida adulta saudável. Dr. Luiz Rubinato, médico pediatra do Centro Médico São José de Cerquilho elenca os principais exames e cuidados a serem tomados durante a infância.

1)    Teste do pezinho: É o mais conhecido, realizado por meio da coleta de sangue do calcanhar do bebê, é feito passadas as primeiras 48 horas do nascimento. De realização obrigatória, serve para diagnosticar doenças graves, como a fibrose cística, que causa acúmulo de muco nos pulmões; fenilcetonúria, problema metabólico que pode comprometer o desenvolvimento mental; hipotireoidismo, deficiência hormonal e anemia falciforme.

2)    Teste da orelhinha: Feita ainda na maternidade, constata possíveis problemas auditivos.  Por meio de aparelhos semelhantes a fones de ouvido, são feitos estímulos à audição dos bebês. Caso seja identificada alguma alteração, é iniciado tratamento para reabilitação e evitar prejuízos ao desenvolvimento intelectual.

3)    Teste do olhinho: Também feito na maternidade, verifica a existência de alterações oculares que podem prejudicar a visão, como a catarata congênita, que é quando o bebê nasce com o cristalino opaco. O exame é obrigatório em todo o Estado de São Paulo, sendo de extrema importância a realização.

4)    Vacinas: Assim que a criança sai da maternidade, é entregue à mãe a caderneta de vacinação, que contém o calendário oficial de vacinas, definido pelo Ministério da Saúde. É de extrema importância que ele seja seguido à risca, pois, dessa forma, diminuem as chances de contrair doenças infecciosas.

5)    Alimentação: É logo na infância, após os seis meses, que a criança tem o primeiro contato com a alimentação. É nesta fase que ela deve ser apresentada a todos os tipos de alimentos, pois, como não ainda não tem o paladar desenvolvido, não irão achar um ou outro alimento desagradável, provocando dificuldades na alimentação futura. É importante seguir dicas de um pediatra especialista em nutrição infantil, que irá orientar a melhor forma de apresentar os alimentos em cada idade, lembrando que a boa alimentação na infância irá refletir por toda a vida, seja no desenvolvimento físico, intelectual e também na resistência imunológica da criança.

6)    Atividades físicas: A prática de atividades físicas, esportes e brincadeiras na infância propicia inúmeros benefícios, como: melhora da postura, equilíbrio, estimula o crescimento, fortalece os ossos, músculos e articulações e também melhora a concentração e a própria autoestima da criança. Os exercícios devem ser uma atividade prazerosa, sem exageros e devem ser realizados sempre com a supervisão de um adulto e com o uso de equipamentos de proteção, como o capacete, quando for andar de bicicleta, por exemplo.

Com uma gestação e infância saudáveis, as chances de uma vida adulta com mais qualidade e menos riscos de doenças são muito maiores, reforçando a importância de seguir estes pequenos cuidados, inserindo-os na rotina não só das crianças, como da família toda.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais