(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cuidar da saúde é um desafio na rotina da mulher moderna

Especialistas revelam que elas estão, cada vez mais, deixando de ir ao médico regularmente e ficando expostas a situações que favorecem o surgimento de doenças, devido ao estresse, cansaço e maus hábitos.

A vida moderna está cada vez mais corrida, acelerada e cheia de compromissos. Quando se analisa o comportamento das mulheres brasileiras nas últimas décadas isso fica ainda mais evidente. Elas passaram a se dedicar também ao trabalho e os estudos, conciliados com os compromissos domésticos e cuidados com a família, responsabilidades que, culturalmente, ainda recaem, na maioria das vezes, sobre elas.

 

Neste mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, as discussões sobre a rotina da mulher moderna são ainda mais evidenciadas e, com tantas responsabilidades, fica difícil dar a devida atenção a uma das questões mais importantes: os cuidados com a saúde.

 

Dra. Daniele Peev, médica ginecologista e obstetra do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), explica que nunca antes as mulheres estiveram tão vulneráveis e expostas a situações que favorecem o surgimento de doenças. “Toda essa turbulência, aliada ao estresse e cansaço, contribuem para a queda na imunidade e o consequente aumento na exposição a vírus e bactérias, que podem causar doenças”, diz.

 

Quando o estresse não controlado atinge níveis extremos, podem acontecer casos de ansiedade e depressão. “Existe uma interligação entre esses males, que podem ainda desencadear outras doenças. Para se ter uma ideia do problema, o Brasil é o pais líder na América em doenças cardiovasculares entre as mulheres, sendo que o risco de AVC entre as brasileiras é três vezes maior do que entre as canadenses”, fala a médica.

 

Além desses fatores, maus hábitos de vida também contribuem para a piora na saúde das mulheres. “Dormir pouco, alimentar-se mal, sedentarismo e obesidade são verdadeiras bombas-relógio, prontas para explodir e provocar um problema sério de saúde, visto que a obesidade e o sedentarismo também são fatores de risco cardiovascular e de câncer”, afirma Dra. Daniele.

 

A ginecologista destaca a importância de, apesar da correria, tirar um tempo para cuidar de si. “A saúde é a questão mais importante, pois, sem ela, não conseguimos fazer absolutamente nada. Imagine que você passe mal a ponto de ser internada em um hospital. Todos os compromissos serão adiados. Não será possível trabalhar, estudar, cuidar dos filhos ou da família e realizar os demais afazeres. Procure tirar um dia, pelo menos, a cada seis meses, para ir ao médico, fazer exames de rotina, como Papanicolau, ultrassonografia transvaginal, hemograma, teste de glicemia, colesterol, triglicerídeos, dentre outros importantes”, elenca a médica.

 

Viver bem inclui cuidados além da saúde

Além das visitas regulares ao médico e da realização de exames periódicos, outra questão igualmente importante na promoção da saúde e do bem-estar da mulher são os cuidados com a aparência. “Quando a mulher tem tempo para cuidar dela mesma, sente-se mais bonita, há uma melhora na autoestima, o que reflete automaticamente no conforto mental, tão importante para manter o bom equilíbrio do organismo”, comenta Dra. Bruna Barros, dermatologista do Centro Médico São José.

 

No entanto, a médica fala que é preciso ficar atenta, quando a origem do descontentamento com a aparência pode estar relacionada à outra questão. “Inseguranças e problemas emocionais podem provocar transtornos e impedir que a pessoa compreenda plenamente a sua condição, procurando por cuidados estéticos como uma maneira de compensar outros problemas”, revela Dra. Bruna. “Nessas situações, cabe ao profissional de Dermatologia e Estética orientar a paciente a buscar auxílio especializado na solução dos outros problemas e avaliar quais procedimentos estéticos realmente são válidos para o caso”, pontua a dermatologista.

 

A especialista frisa, ainda, que pequenos cuidados com a aparência podem produzir resultados surpreendentes. “Ir ao dermatologista regularmente é importante para acompanhar possíveis problemas de pele e receber orientação quanto à prevenção do envelhecimento precoce e redução de marcas de expressão”, indica. “Atualmente, existem diversos procedimentos estéticos que estão mais acessíveis e que têm potencial para elevar a autoestima das mulheres que valorizam a beleza como item fundamental ao seu bem-estar”, conclui a dermatologista do Centro Médico São José.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose. O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais