(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Dia do Farmacêutico: sem eles, salvar vidas seria impossível!

O dia 20 de janeiro é uma data especial. Nesta ocasião, comemora-se o Dia do Farmacêutico, profissional essencial para a área de saúde e dono de grandes responsabilidades, já que está em suas mãos a tarefa, dentre outras, de administrar e garantir o uso adequado dos medicamentos levados a todos os pacientes. A comemoração foi instituída em 1916, por conta da fundação da Associação Brasileira de Farmacêutica.

No Hospital Evangélico de Sorocaba, a farmácia possui cerca de 20 funcionários, que atuam sob a responsabilidade técnica de Dra. Daniela Fiedler Ribeiro, graduada em Farmácia e Bioquímica, além de pós-graduada em Farmácia Hospitalar e Clínica. Ao lado das auxiliares Josiane Cristina de Oliveira e Tatiana Aparecida de Paula Moraes Lima, ela explica que o setor de farmácia clínica é algo muito diferente do que costumamos imaginar. “São profissionais especializados, com diversos graus de formação e que têm fator decisivo na hora de salvar uma vida”, destaca.

Daniela explica que o departamento, dentro do hospital, possui uma série de funções envolvendo todo ciclo do medicamento muitas vezes desconhecidas pelo grande público, como: gestão do estoque, armazenamento, controle e dispensação de medicamentos e materiais médicos hospitalares. “Nosso comprometimento, de maneira geral, é atender ao paciente, de maneira direta na orientação sobre o medicamento ou indiretamente, na dispensação do medicamento, na dose e o horário certos”, conta.

Outra funcionária que atua na farmácia do Hospital Evangélico de Sorocaba é a estagiária Beatriz Portotti de Almeida. Ela, que separa, entrega e repõe os medicamentos para os médicos e cirurgiões, acredita que a função é essencial para o tratamento dos pacientes. “Entrei para esta área porque é algo natural para mim, já que meus pais são professores de Química e Biologia. Estou gostando muito! É uma profissão necessária, pois sempre haverá alguém que necessita de cuidados”, diz.

Daniela também tem a percepção de que a carreira, principalmente relacionada à clínica, tem ganhado cada vez mais notoriedade, já que esses profissionais estão inseridos em todo o processo de atendimento. “Hoje, os farmacêuticos atuam mais próximos dos pacientes, o que garante alta qualidade na terapia oferecida às pessoas que necessitam de medicamentos”, pontua. 

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais