(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Dia Internacional do Idoso: é possível envelhecer com saúde!

  • Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo; envelhecimento saudável depende de prevenção.

No “Dia Internacional do Idoso”, lembrado em 1º de outubro, o Ministério da Saúde faz um alerta: o envelhecimento saudável é essencial para manter a capacidade funcional do indivíduo e permitir o bem-estar em idade avançada. Para tanto, de acordo com a médica geriatra Dra. Carolina Thame do Amaral, do Centro Médico São José de Cerquilho (SP), é necessário um conjunto de ações, que abrange desde a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e lazer até a realização de exames periódicos de rastreio.

O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, que representam 13,7% da população geral do país. Neste grupo, os idosos longevos, ou seja, que vivem pelo menos 80 anos, são os que mais crescem.

De acordo com as estimativas, em 2030, o número de brasileiros acima de 60 anos ultrapassará o de crianças de 0 a 14 anos. “O envelhecimento é um processo natural do organismo. Começamos a envelhecer já na adolescência e não podemos mudar essa realidade. Já, o envelhecimento com saúde depende dos nossos atos e dos cuidados que tomamos com o corpo”, frisa a especialista. 

A saúde mental está diretamente relacionada ao bem-estar físico, diz Dra. Carolina. Para manter o cérebro em dia, explica a médica, é indicado realizar atividade físicas regularmente. “Pode ser uma caminhada simples, mas a musculação e a prática de algum esporte são ainda melhores”, fala. “Adotar o hábito da leitura, aprender algo novo, como uma nova língua, tocar algum instrumento musical, pintar quadros, entre outras atividades também ajudam a estimular o cérebro”, conclui.

Segundo a geriatra, ter saúde na terceira idade vai muito além da inexistência de doenças. É possível envelhecer de forma positiva, mesmo convivendo com enfermidades, como hipertensão, diabetes mellitus e hipotireoidismo, por exemplo, desde que controladas. “Devemos sempre manter o acompanhamento médico. Mas, a melhor forma de tratamento continua sendo a prevenção”, destaca.  Nesse sentido, a procura pelo gertiatra deve ocorrer ainda na fase adulta. “Não há idade certa para procurar um geriatra. Quanto mais jovem, melhor e, quanto antes iniciarmos os cuidados, melhores serão os resultados”, finaliza . 

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais