(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Dia Mundial do Diabetes: 9 mil podem ter a doença em Boituva, Cerquilho e Tietê

Estimativa é baseada em estudo da Federação Internacional do Diabetes, que leva em conta dados de todo o mundo.

No dia 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes, doença já considerada epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O mal afeta aproximadamente 14,3 milhões de pessoas no Brasil, segundo o mais recente levantamento da Federação Internacional do Diabetes, realizado em 2015.

Aplicando estes números à Região Metropolitana de Sorocaba, que possui aproximadamente 2 milhões de pessoas, podemos estimar que há cerca de 130 mil com diabetes na região. Somente em Cerquilho, Tietê e Boituva seriam em torno de 9 mil.

O alto número de pessoas sofrendo com a doença acende o sinal vermelho da saúde pública, visto que o diabetes, embora silencioso no início, tem potencial para graves complicações se não tratado precocemente, como explica Dra. Cecília Nogueira Machado, médica endocrinologista do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP). “O diabetes mal controlado implica em muitas complicações à saúde, como: lesões de retina que podem levar à cegueira; insuficiência renal, que pode levar à necessidade de fazer hemodiálise; diminuição da circulação nas regiões periféricas, causando o chamado ‘pé diabético’ e o aumento do risco de infarto e AVC”, numera a especialista.

O diabetes se manifesta de duas formas. “O tipo 1 da doença, é autoimune, ou seja, causado pelo próprio organismo, que por meio dos anticorpos, ataca o pâncreas, órgão responsável por produzir a insulina. Já o tipo 2 é uma doença multifatorial, motivado por fatores genéticos ou familiares, associados a hábitos ruins, como: sedentarismo, estresse, excesso de peso, alimentação inadequada, dentre outros”, detalha Dra. Cecília.

Os principais sintomas do diabetes são: ganho ou perda excessiva de peso, urina em excesso, muita sede, cansaço, formigamentos nas pernas e visão embaçada. “Estes sinais são característicos também de outras doenças, dificultando a associação imediata com o diabetes, o que reforça a necessidade de agir preventivamente, indo ao médico regularmente, fazendo exames de sangue periódicos, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado e alimentação saudável”, conclui a endocrinologista do Centro Médico São José.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, Cerquilho, SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848 ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais