(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Diverticulite: inflamação no intestino pode ser prevenida com alimentação e hábitos saudáveis

Médico gastroenterologista fala sobre causas, sintomas e tratamento da doença que afeta, principalmente, pessoas acima dos quarenta anos de idade.

A diverticulite é a inflamação dos divertículos, pequenas bolsas, ou saliências, que se formam na parede interna do intestino grosso ou de qualquer outra parte do trato digestivo, sobretudo em pessoas acima dos quarenta anos de idade. A presença dos divertículos é comum. No entanto, quadros inflamatórios costumam apresentar complicações mais sérias.

Dr. Ernesto Carlos Silva, médico gastroenterologista do Centro Médico São José, de Cerquilho, explica que os sintomas da diverticulite costumam ser muito incômodos. “Os sinais costumam surgir repentinamente, podendo incluir febre, inchaço, dores abdominais no lado esquerdo, diarreia ou prisão de ventre, falta de apetite, enjoo e vômito”, elenca.

As causas do problema estão frequentemente associadas aos maus hábitos alimentares. “Dietas pobres em fibras e líquidos costumam proporcionar ressecamento fecal, o que, em longo prazo, induz à formação dos divertículos, que podem acumular resíduos de fezes e inflamar”, comenta o especialista.

Ao sentir os sintomas característicos, o paciente precisa consultar um médico, que irá solicitar exames e encaminhá-lo ao gastroenterologista. “A confirmação do diagnóstico é feita com exames de ultrassonografia, radiografia com contraste e, também, por meio da colonoscopia”, complementa Dr. Ernesto.

Com a confirmação do diagnóstico, é iniciado o tratamento, que, na maioria dos casos, envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, além de analgésicos para alívio da dor. “As medicações tratam a fase aguda, que é quando ocorre a manifestação dos sintomas. Para prevenir o aparecimento de novas crises, é fundamental a ingestão regular de fibras alimentares, presentes em alimentos integrais, frutas e verduras”, salienta o médico, que faz um alerta. “Em casos mais graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para drenagem do líquido acumulado nos divertículos ou, então, a remoção da parte mais comprometida do trato intestinal, reforçando a importância da prevenção ao problema”.

A melhor forma de prevenir o surgimento dos divertículos e sua consequente inflamação, a diverticulite, é com a adoção de uma alimentação saudável por toda a vida. “É fundamental ingerir muita água e priorizar alimentos com fibras, diminuindo o consumo daqueles que contêm farinha branca. Ingerir frutas, verduras e legumes também é importante. É igualmente recomendado praticar atividades físicas e evitar fatores de risco, como tabagismo, alcoolismo e obesidade”, conclui Dr. Ernesto Carlos Silva.

O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais