(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo

  • 350 mil mortes são registradas anualmente por três complicações mais frequentes: infarto, insuficiência cardíaca e derrame; Dia Nacional do Coração (29/9) faz alerta para a prevenção.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. Os dados, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontam que cerca de 350 mil óbitos são registrados por ano no país, causados por três problemas mais frequentes: infarto, insuficiência cardíaca e derrame. Em todo o mundo, o número de mortes por doenças cardiovasculares chega a 17,5 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Dia Nacional do Coração, lembrado em 29/9, faz um alerta para a prevenção dessas complicações. Para Dr. Thiago Vieira Rodrigues, médico cardiologista do Centro Médico São José de Cerquilho, os índices alarmantes são consequência de doenças muito comuns na população e que são pouco tratados e não prevenidas. “Para que haja redução dos casos, deve haver rigoroso tratamento e prevenção dos chamados fatores de risco”, destaca.

O cardiologista explica que, dentre os principais problemas, estão: hipertensão arterial, diabetes, colesterol ou triglicérides elevados, tabagismo, obesidade, doenças renais crônicas, sedentarismo e a idade avançada. “O histórico familiar também é importante fator de risco quando, por exemplo, algum familiar de primeiro grau já teve acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto antes dos 60 anos”, explica.

Em geral, os homens são mais acometidos por doenças cardiovasculares que as mulheres. No entanto, após a menopausa, a incidência é praticamente equivalente nos dois sexos, devido à falta de proteção dos hormônios femininos.

Ainda segundo o especialista do Centro Médico São José de Cerquilho, os sintomas de uma doença cardíaca geralmente são dor no peito, desencadeada por esforço físico ou estresse emocional, falta de ar, desmaios inexplicados e inchaço nas pernas. “Ainda assim, alguém pode ter um infarto sem nunca ter tido previamente qualquer sintoma”, adverte.

Os cuidados preventivos incluem a prática de atividades físicas regulares, preferencialmente com exercícios aeróbicos de, no mínimo, uma hora por dia, e manter uma alimentação balanceada, evitando alimentos gordurosos, embutidos e industrializados. É importante também dar grande preferência para frutas e verduras e evitar, ao máximo, a utilização de sal e açúcar (de qualquer tipo). “Além disso, é preciso cuidar do peso e tratar adequadamente das doenças que são fatores de risco, principalmente a hipertensão e o diabetes”, frisa. “De um modo geral, é preciso seguir uma vida saudável e realizar regularmente um check up cardíaco, com a orientação de um cardiologista, para poder detectar doenças precocemente e evitar danos maiores”, recomenda.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais