(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Empresas precisam gerar valor para não se tornarem obsoletas, afirma analista

Momentos de adversidade, pelos quais a economia brasileira está passando, exigem das empresas soluções inovadoras, que agreguem valor ao negócio. Apenas as organizações que compreenderem essa exigência conseguirão ultrapassar as barreiras da recessão e se posicionar para o crescimento, deixando para trás a concorrência, analisa Joseph Matthews, diretor-executivo da Interim Management & Strategy Advisors, unidade de negócios do Grupo Panna.

O atual panorama econômico brasileiro, segundo o analista, apesar de ainda desfavorável, já é melhor do que nos dois anos anteriores. Isto porque houve redução, em quase 2%, da taxa básica de juros (Selic), o que proporciona melhores condições para os investimentos, além das perspectivas de que o Produto Interno Bruno (PIB) feche o ano com saldo positivo (1,0%). 

Ainda assim, afirma Matthews, muitas companhias estão fazendo o rescaldo, ou não conseguiram se recuperar da queda nas vendas. O especialista acredita, contudo, que é possível virar esse jogo, agregando valor ao negócio por meio de iniciativas inovadoras, que descontruam velhos paradigmas. “A retomada da economia será gradual e demorada. Não haverá milagres! Por conta disto, os empresários precisam ser inovadores, encontrando formas de quebrar os paradigmas existentes dentro da própria organização. Quem não entender essa situação, de gerar valor ao negócio, ficará obsoleto perante à concorrência e poderá desaparecer do mercado”, antevê.

A geração de valor, completa Matthews, pode acontecer em soluções aparentemente simples, mas que ocasionam grandes mudanças e consequentes resultados. Ele menciona o exemplo de uma empresa localizada em Sorocaba (SP), que passou a analisar e propor melhorias nos pontos de distribuição de seu produto, que é comercializado por terceiros. “Ao repensar os elos de sua cadeia de distribuição, a empresa atingiu aumento de 25% nas vendas nos últimos dois anos. É algo incrível, já que passamos pelo pior momento de nossa economia nesse período. Isso, sim, é gerar valor”, destaca.

Quebrando paradigmas e agregando valor

Repensar os processos e agir “fora da caixa” tornou-se vital para o negócio. Mostrar aos empresários e dirigentes das organizações casos reais de sucesso e como atuar em meio ao cenário econômico de retomada do crescimento, além de debater as perspectivas para os próximos anos, é a proposta do VI CEO Fórum, o maior e mais importante encontro de líderes empresariais da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento é uma realização da Interim Management & Strategy Advisors, unidade de negócios do Grupo Panna, em parceria com o Shopping Iguatemi Esplanada e o Cinépolis, a ser realizado no próximo dia 18 de maio, das 8h15 às 15h, no complexo do Shopping Iguatemi Esplanada (Sala de Cinema Cinépolis e Espaço de Eventos).

O VI CEO Fórum reúne time seleto de especialistas em diferentes áreas de atuação, com currículos primorosos e vasta experiência de mercado. O evento terá início com um welcome coffee, seguido de abertura e boas-vindas pelo diretor da Interim Management & Strategy Advisors, Waldyr Bastos.  Após, o consultor e analista Joseph Matthews comenta sobre o cenário político e econômico brasileiro. A agenda de palestras começa, então, com Alex Pacheco, CEO da Jonhson Controls, falando sobre estratégias que agregam valor e como aumentou o faturamento da indústria que dirige, em meio à crise. Logo depois, Ben Zruel, autor do livro “Eu vou te ensinar a ser rico”, consultor e palestrante, apresenta as finanças que dão certo para todos os aspectos da vida pessoal e empresarial.

Após o almoço, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Luiz Leite, professor e administrador, comentará sobre a retomada do crescimento, a partir das perspectivas econômicas na Região Metropolitana de Sorocaba. Por fim, haverá palestra sobre casos de comunicação corporativa eficaz e espaço para chá da tarde e networking entre os participantes. “O objetivo do VI CEO Fórum é debater casos reais e ideais inovadoras, a partir das experiências práticas de profissionais com vasta experiência de mercado, trazendo os inputs necessários ao planejamento estratégico das empresas”, conclui Matthews.

Agenda do VI CEO Fórum:

8h15 – 9h – Welcome Coffee

9h – 9h20 – Boas-vindas, menção aos patrocinadores e kick-off (Waldyr Bastos – IM&SA)

9h20 – 10h05 – Cenário econômico-político (Joseph Matthews – IM&SA)

10h05- 10h50 – Reinventando seu cliente (A. Pacheco – CEO JCI)

10h50 – 11h15 – Coffee Break e Networking

11h15 – 12h – Finanças que dão certo (Ben Zruel – escritor, consultor e palestrante)

12h – 13h – Brunch e Networking

13h às 13h45 – Retomada para o crescimento da Região Metropolitana de Sorocaba (Luiz Leite – professor, administrador e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico)

13h45 – 14h30 – Comunicação corporativa eficaz

14h30 – 15h – Chá da tarde e Networking

Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone: (15) 98801-5920 ou pelo e-mail: everton.alan@fatoneventos.com, com Everton Teixeira. As vagas são limitadas.

 

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais