(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Escola Portal: bem-vindo ao futuro da educação

• Objetivo Portal agora é Escola Portal; veja 6 conceitos inovadores que a instituição já vem aplicando.

Como será a educação do futuro? Na realidade, ela já está acontecendo hoje.
Ao completar 30 anos de atuação, o Objetivo Portal passa a se chamar Escola Portal. A transição da marca comunica um processo que não para de acontecer e que evidencia o jeito de ser da instituição, reconhecida pela sua filosofia de ensino inovadora e alinhada com as principais tendências em educação.
A Escola Portal tem como propósito caminhar para o inédito, com a missão de inspirar e formar pessoas bem resolvidas. Seu método não mudou com a chegada do novo nome. Ele continua se reinventando ao longo do tempo, segundo as transformações do mundo. “A filosofia que seguimos construindo na Escola Portal é a de proporcionar um conhecimento alinhado com o futuro, oferecendo uma formação integral, multidisciplinar, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas com um olhar moderno e atento ao contexto global. Sempre buscamos despertar o melhor dos nossos alunos, permitindo que se conectem com sua essência, por meio de um ambiente e um ensino humanizados, em que a criança é a protagonista de sua própria história, respeitando a pluralidade dos indivíduos. A transição da marca veio para comunicar todos esses conceitos que já tínhamos e que estão no nosso DNA”, destaca a diretora, Élide Martins Rodrigues.
Preparando para o amanhã
Antes mesmo da chegada do “novo normal”, a Escola Portal sempre esteve atenta aos movimentos educacionais mundiais, tendo sido precursora na implantação de modelos pioneiros de ensino-aprendizagem. Conheça 6 conceitos da educação do futuro, que a escola já vem desenvolvendo com seus alunos:
1. Ensino híbrido
O método de aulas virtuais combinadas com as presencias já era estudado e aplicado na escola, desde antes da pandemia. Por meio desse sistema, a tecnologia não é utilizada como um fim, mas com um propósito definido. O que é ensinado on-line não é igual no ambiente presencial, sendo os conteúdos complementares e seguindo, lado a lado, por um mesmo caminho.
Um dos projetos de ensino híbrido aplicados pela instituição é o Portal do Conhecimento, um sistema criativo, inovador e autoral, que busca despertar nos alunos a coragem de dar o primeiro passo em busca do inédito e torná-los pessoas preparadas para o mundo que ainda está por vir. Trata-se de um meio de transformação na relação que o estudante estabelece com sua aprendizagem. A ideia central é valorizar o potencial de cada um, dentro e fora da escola. Como parte do projeto, foram criados livros virtuais que unem as disciplinas e entrelaçam os temas abordados, e não apenas apresentam os assuntos de forma isolada.
Dentro desse contexto, o professor passa a ser um mediador do conhecimento, capaz de facilitar o processo para que a informação se transforme em saber e gere novas aprendizagens. Os educadores da Portal Escola são continuamente capacitados nesse modelo atual de mediação.
2. Personalização do ensino
É possível personalizar o ensino para melhor atender as necessidades de cada aluno. O uso das diferentes tecnologias permite isso e a Escola Portal tem empregado modernas ferramentas para tanto. O Portal do Conhecimento também trabalha nesse sentido.
Sendo totalmente desenvolvido por profissionais e educadores da Escola Portal, possibilita atender plenamente o projeto pedagógico, personalizar, editar, valorizar o mecanismo de aprendizagem, utilizar novas linguagens e, principalmente, oportunizar novos projetos que partam dos interesses e perguntas dos próprios alunos. Além disso, os livros são elaborados contemplando as habilidades da BNCC e todas as atividades avaliam constantemente o andar do desempenho de cada pessoa, possibilitando um trabalho ativo em suas atitudes, no raciocínio com autonomia e na cooperação para a construção de conceitos.
Da mesma forma, as diretrizes de ensino-aprendizagem constantes da BNCC podem ser moldadas segundo o perfil e o ritmo de progresso de cada aluno. Isso faz com que o estudante seja compreendido na sua individualidade, estimulando seus pontos fortes e trabalhando os fracos, ao mesmo tempo em que evitando que perca o entusiasmo ao longo do percurso.
3. Ensino bilíngue
Na perspectiva do mundo globalizado e totalmente conectado, ser fluente em um segundo idioma passa a ser uma necessidade, além de uma competência.
O ensino bilíngue da Escola Portal oferece a mesma grade curricular comum na língua nativa e estrangeira. O conteúdo que o aluno aprende em português no horário normal de aula será novamente ensinado em inglês no contraturno, mas de uma maneira diferente e igualmente instigante, em oficinas, mostras, brincadeiras, rodas de conversa e leitura, dentre outras.
4. Protagonismo
Mais do que alvo das ações realizadas na escola, o aluno deve ser parte delas, tomando a frente para que elas aconteçam. É preciso que participe ativamente da realização de projetos, das propostas de soluções para os problemas apresentados, envolvendo-se e engajando-se nas atividades que competem ao universo que o cerca.

O aluno protagonista entende que o sucesso depende de si mesmo. Ele sabe buscar as informações de que precisa de forma autônoma e caminha de maneira independente na construção de sua trajetória.
Por meio de atividades que envolvem múltiplas disciplinas, como apresentações, concursos e gincanas, os alunos da Escola Portal são desafiados a encabeçar projetos do início ao fim, utilizando a criatividade, diferentes habilidades, senso crítico, além dos conhecimentos teóricos sobre variados assuntos adquiridos em sala de aula.
5. Competências socioemocionais
A escola é o lugar onde crianças e jovens passam parte significativa do seu tempo, contribuindo, dessa forma, também para a construção do caráter dos estudantes, que terão seus valores e crenças moldados nesse ambiente, assim como sua personalidade.
O Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS) é um dos pilares da instituição nesse aspecto. Criado em 1996 por Samuel Tabacow, médico e mantenedor da instituição de ensino, a metodologia foi baseada no conceito de soft skills, também conhecidas como competências socioemocionais, habilidades comportamentais e inteligência emocional.
O PDPS consiste no estudo e no desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: autocontrole, zelo e persistência; enfrentamento e superação da frustração; autoconhecimento; automotivação; controle da impulsividade; adiamento da satisfação; limites; adaptabilidade; tolerância; compaixão; empatia; humildade e solução de problemas interpessoais.
6. Cultura maker
A cultura do “faça você mesmo” é o alicerce do movimento maker (do fazer). A intensão é incentivar o aprendizado na prática, utilizando uma linguagem menos teórica para conteúdos fundamentais.
Junto com a aquisição do conhecimento, esse método forma cidadãos mais preparados para os desafios da vida, sendo pessoas mais proativas, independentes e com espírito crítico.
A Escola Portal possui diferentes projetos que trabalham esse conceito desde a infância. São oficinas que estimulam a construção de projetos, protótipos, a realização de ensaios, tudo isso com o objetivo de aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos vistos nas diferentes disciplinas, a exemplo de Matemática, Química e Física.

Campanha de comunicação
Uma ampla campanha de comunicação foi desenvolvida para divulgar a marca e toda a identidade visual da Escola Portal. A criação é da agência Studyo 321.
Anúncios, outdoors, comerciais e outras peças de divulgação trabalham conceitos alinhados à missão, visão e aos valores da escola, como:
• Diversidade – compreender e respeitar as individualidades, aprendendo com as diferenças;
• Igualdade de direitos – um mundo com os mesmos direitos para todos;
• Responsabilidade – cuidado e preservação do meio ambiente;
• Sustentabilidade – pequenas mudanças de atitudes podem trazer grandes impactos positivos para o meio ambiente;
• Possibilidades – respeito ao potencial de cada um e infinitas possibilidades a todos;
• Inclusão – um mundo mais inclusivo;
• Acessibilidade – ambientes mais acessíveis, com menos barreiras e mais liberdade.
Missão
Inspirar e formar pessoas bem resolvidas.
Propósito
Caminhar para o inédito.
Valores
Pioneirismo – Despertar a inquietude, estimulando, por meio da criatividade, a descoberta do novo;
Protagonismo – Confiar na sua capacidade de definir escolhas;
Pluralidade – Cultivar relações sustentáveis que respeitam à pluralidade, por meio do acolhimento e da colaboração.
“A campanha de comunicação busca mostrar aos alunos, pais, familiares, professores, colaboradores e toda a comunidade que podemos explorar, juntos, o inédito. Com o trabalho em equipe, confiança e dedicação, grandes coisas podem ser feitas. Toda essa reestruturação é muito significativa. Estamos apresentando algo novo, diferente, mas totalmente focado em oferecer o melhor para todos, almejando formar grandes seres humanos, que farão as mudanças necessárias em nossa sociedade”, comenta Maria Fernanda Tabacow, CEO do Grupo Ágathos Educacional.

“Um aspecto importante da comunicação é buscar aproximar, ainda mais, a Escola Portal dos alunos, suas famílias e da comunidade em geral. Prezamos muito por esse contato e por criar esse vínculo. Essa troca é essencial para termos sucesso nessa grande missão de transformar o mundo por meio da educação”, destaca Katia Martinez, Diretora de Marketing da Escola Portal.
Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://escolaportalsorocaba.com.br/ ou pelo telefone: (15) 3231-7200. A Escola Portal fica localizada na Rua Romeu do Nascimento, 777, Jd. Portal da Colina, em Sorocaba (SP).

Letramento Digital estimula o pensamento crítico no mundo virtual

  Disciplina foi inserida na grade curricular do Ensino Fundamental I do Objetivo Sorocaba Centro.     Ler um livro...

Leia Mais

Bebê no berçário: qual escolher e por que é uma boa opção?

Gisele Puccetti Rodrigues Lombardi, coordenadora da Educação Infantil de 0 a 3 anos da Escola Portal, comenta sobre a escolha do...

Leia Mais

Inscrições para concurso de bolsas no Objetivo Sorocaba vão até sexta (25)

Bolsas de até 100% são destinadas a estudantes que cursarão o 6º ano do Fundamental II ou a 1ª série do...

Leia Mais