(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Estresse no ambiente de trabalho pode provocar acidentes e problemas emocionais

Psicóloga do Centro Médico São José, de Cerquilho, fala sobre as profissões mais estressantes e dá dicas para contornar o problema

Uma recente pesquisa da Associação Internacional para a Administração do Estresse (Isma) revelou que o Brasil é o segundo país do mundo mais estressado no ambiente de trabalho. O estudo também constatou que, pelo menos, 30% das pessoas que trabalham apresentam sinais de síndrome de Burnout, que é o ponto máximo do esgotamento mental.

A psicóloga Luana Thibes, que atua no Centro Médico São José, de Cerquilho, afirma que o cenário mostrado pelo estudo, em nível nacional, também se repete em nossa região. “Todas as profissões possuem o seu nível de estresse, no entanto, observo que grande parte de meus pacientes possuem cargos como professores e bancários, que são profissões sabidamente muito estressantes”, revela.

Dentre os motivos para o estresse elevado estão as metas a serem atingidas e as pessoas que convivem durante o expediente. “Professores estão quase sempre tendo que lidar com a indisciplina dos alunos, barulho e falta de recursos para lecionar com qualidade. Já os bancários possuem muitas metas difíceis de serem atingidas, sobretudo em tempos de crise econômica e sofrem com a pressão exagerada para que sejam conquistados os resultados impostos”, detalha a especialista.

Outro importante fator que contribui para o estresse diz respeito às responsabilidades familiares. “Instabilidades no trabalho e remuneração baixa também causa estresse, pois a pessoa fica preocupada por não dar conta de suprir as necessidades familiares”, complementa a psicóloga.

Outro problema do estresse elevado no trabalho é a diminuição da atenção e o consequente aumento da chance de sofrer acidentes. “Quando o indivíduo está estressado, há a perda de concentração, aumentando as chances de erros e acidentes”, completa.

Uma das atitudes que as empresas podem tomar para contornar este problema é a adoção de atividades preventivas e corretivas. “As empresas podem trabalhar atividades que melhorem a motivação e reforcem a valorização do funcionário. Também há empresas que contam com psicólogo à disposição dos empregados. Tudo isso contribui para diminuir o estresse no ambiente de trabalho, o que melhora a qualidade de vida do funcionário e também os resultados da empresa, afinal, quem está bem, produz mais e melhor”, afirma Luana Thibes.

Ela conclui dizendo que as pessoas têm muitas obrigações, e acaba sendo repetitivo e cansativo trabalhar. “A motivação gera reconhecimento, e quem não gosta né? Além disso, o psicólogo dentro do ambiente de trabalho serve também para fazer com que a atividade profissional não seja mentalmente cansativa”.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais