(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Exame de densitometria corporal total ganha popularidade entre atletas e atentos ao peso

O exame de densitometria corporal total é considerado um dos mais eficientes na avaliação da massa física. A técnica permite mapear o corpo todo, com o uso de um aparelho de densitometria, que emite um relatório com as quantidades exatas de músculos, ossos e gorduras presentes no corpo.

O mapeamento ajuda o médico especialista a orientar o tratamento ideal, de acordo com a doença ou necessidade da pessoa, como explica Dr. Cesar Lobo, médico responsável pelo serviço de radiologia do Centro Médico São José. “A tecnologia permite uma avaliação pormenorizada e diferente da medida do peso e da avaliação de composição corporal pelo Índice de Massa Corporal (IMC = Peso/Altura²), pois afere a distribuição de tecido magro (músculo), gordura e massa óssea em cada parte do corpo, orientando tipo e carga de exercícios para cada região (glútea, braços, abdômen e etc)”, detalha. O exame está disponível na unidade de Tietê da clínica.

Dr. Cesar também conta que a densitometria corporal de corpo inteiro pode ser útil em diversos campos. “Atualmente, a composição corporal vem sendo muito valorizada e estudada na avaliação da massa muscular na medicina esportiva, gerando informações importantes para o desempenho de atletas em diversas modalidades. Também tem utilidade nos casos de sarcopenia (perda de massa e força na musculatura provocada pelo envelhecimento), além de orientar tratamentos para obesidade, anorexia, reabilitação motora de doenças neuromusculares e em avaliações nutricionais”, enumera.

O exame permite, ainda, monitorar as alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes em uso de hormônios para crescimento, corticosteroides, esteroides sexuais e nos transplantados em uso de imunossupressores. Outra vantagem é que, por não ser invasivo, sua realização é muito simples e rápida para o paciente. “O exame não requer nenhum preparo e tem duração de, aproximadamente, 20 minutos. A radiação emitida pelo aparelho é extremamente baixa, semelhante à que recebemos em um dia de sol”, exemplifica.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3285-4848 ou pela internet, em: www.centromedicosaojose.com.br ou facebook.com/centromedicosaojose.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais