(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Falta “vergonha na cara” e cabe às lideranças serem implacáveis com os malfeitos, diz Mario Sergio Cortella

  • Educador, filósofo, escritor e palestrante vem a Sorocaba para discutir, entre outros aspectos, o papel dos líderes na proteção e propagação da ética na sociedade; palestra tem nova data marcada para 11/09, às 20h, no auditório do Hotel Golden Park, com recursos destinados ao projeto beneficente Natal Sem Fome e a programas culturais para a cidade.

Todos os dias lemos notícias a respeito de casos de corrupção e outros desvios de comportamento, que prejudicam as instituições e, em maior escala, o desenvolvimento de todo o país.  Afinal, o que aconteceu com o exercício da ética? Onde foi que erramos para que as pessoas pensem somente em benefício próprio, e não no coletivo?

Com o objetivo de provocar essa reflexão sobre os princípios que nos auxiliam a ter uma vida útil e frutífera em todos os aspectos, seja pessoal ou profissional, Sorocaba recebe o educador, filósofo, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella, para uma palestra sobre o tema “Qual é a tua obra: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”.  O evento, uma realização da Comunidade Presbiteriana Campolim, teve sua data remarcada para 11/09, às 20h, no auditório do Hotel Golden Park. O ingresso custa R$ 130 e os recursos angariados com as vendas serão integralmente destinados às atividades do projeto beneficente Natal Sem Fome e a programas culturais para a cidade, tendo o palestrante aberto mão de seu cachê. 

A apresentação terá como base o livro mais recente do professor Mario Sergio, em que ele desmistifica preconceitos e conceitos sobre o trabalho e define o líder espiritualizado como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de edificá-la, buscando incessantemente o significado das coisas.  Mais além, também comentará sobre os fundamentos éticos aplicados à gestão e liderança das organizações; a missão dos líderes e empreendedores na proteção e disseminação desse valores e o ensino da ética pelas diferentes instituições, a começar pela família (acompanhe entrevista com o palestrante, abaixo).

Mario Sergio Cortella nasceu em Londrina (PR), é filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em Educação e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atuou por 35 anos com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião. É professor convidado da Fundação Dom Cabral e ensinou no GVpec, da Fundação Getúlio Vargas (SP). Foi secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo sido assessor especial e chefe de gabinete do Prof. Paulo Freire. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.

Os convites para a palestra podem ser adquiridos na Livraria Nobel (Avenida Barão de Tatuí, 867, no Jardim Faculdade) ou no próprio hotel (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, km 2,6). Os pastores Renato Camargo e Tulio Cortella, da Comunidade Presbiteriana Campolim, ressaltam que os ingressos já comercializados, antes do agendamento da nova data do evento, continuam valendo. “Agora, o espaço é maior e mais pessoas que não puderam comprar os ingressos têm nova chance”, pontuam.

Acompanhe a entrevista com o professor Mario Sergio Cortella:

  1. Em resumo, do que irá tratar a palestra: “Qual a tua obra: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”?

Prof. Mario Sergio Cortella: Uma reflexão sobre fundamentos e princípios que nos auxiliem a não ter uma vida banal, fútil e superficial.

  1. Como podemos definir e exemplificar ética aplicada à gestão e liderança das organizações? 

Prof. Mario Sergio Cortella: A Ética é a edificação da convivência saudável, em que as ações sejam decentes, os lucros higiênicos e o sucesso seja honrado.

  1. Sob a ótica da ética e de outros valores equivalentes, qual o papel/missão dos líderes e empreendedores para com a sociedade?

Prof. Mario Sergio Cortella: A tarefa da liderança é proteger e propagar, em si e nos outros, vivências e relações que elevem a comunidade e garantam a saudabilidade das práticas.

  1. Assim como outros valores, ética é algo que se aprende? Caso sim, o papel de ensinar é exclusivo da família ou compartilhado com a escola e demais organizações da sociedade?

Prof. Mario Sergio Cortella: Como ninguém nasce pronto, valores éticos resultam de aprendizado e assimilação, começando na família, fonte original e se espraiando para as outras instituições sociais.

  1. Sabe-se que, hoje, a sociedade sofre com a falta de ética e de outros valores análogos, não só nas esferas de governo, mas também nas demais instituições. Em sua opinião, quais os principais fatores que levaram a isso? 

Prof. Mario Sergio Cortella: A patifaria de alguns no Poder, a cumplicidade silenciosa de muitos acovardados e a passividade movida pela ignorância dos fatos.

  1. Como gestores e líderes podem ser agentes transformadores desse cenário de ausência de ética?

Prof. Mario Sergio Cortella Não há uma ausência de Ética e, sim, a rarefação de uma Ética que comporte "vergonha na cara". Cabe às lideranças recusarem a omissão e serem pedagogicamente implacáveis com os malfeitos.

Sobre a Comunidade Presbiteriana Campolim

É uma comunidade cristã-reformada comprometida em compartilhar o evangelho de Jesus a homens e mulheres inseridos na cultura urbana contemporânea, de maneira acolhedora, transformadora e contagiante. A comunidade pertence à Igreja Presbiteriana do Brasil, uma denominação religiosa composta de membros que adotam, como única regra de fé e prática, a Bíblia Sagrada e, como sistema expositivo de doutrina, a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve. Constitui-se de uma federação de Igrejas locais, com sede civil na Capital Federal. É organizada de acordo com sua própria Constituição, com missão de adorar a Deus, propagar o Evangelho de Jesus Cristo, promover educação cristã e obras sociais. Exerce seu governo por meio de concílios e indivíduos regularmente instalados e o Supremo Concílio é a sua Assembleia Geral.

Sobre o Natal Sem Fome

É um grupo de amigos cristãos que, unidos pelo mesmo propósito de vida, buscam ser instrumentos na vida dos que desejam ajudar com aqueles que necessitam receber. Hoje, o grupo se dedica a três projetos e oito ações estratégicas ligadas à fome, saúde, educação e integração social nas cidades de Votorantim, Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora.

 

 

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais