(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Farmácia clínica é destaque na área da saúde, diz especialista

Tida como uma das funções mais importantes na área da saúde, a farmácia clínica é um dos campos que mais têm se desenvolvido e ganhado importância nos últimos anos. A afirmação é da especialista Renata Lolo Haro, responsável pela farmácia do Hospital Santo Antonio de Votorantim, que, nesta sexta-feira (20/01), também comemora o Dia do Farmacêutico.

A data foi escolhida para relembrar a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, que aconteceu em 20 de janeiro de 1916, assim como para dar maior visibilidade, reconhecimento e estímulo aos profissionais que atuam no segmento. Quem possui formação superior na área pode trabalhar no setor ambiental, de análises clínicas, biologia molecular, cosmetologia, gestão, entre muitos outros. Para Renata, a farmácia clínica concentra, atualmente, grande atenção e expansão.

A farmácia clínica, explica a profissional, atua no sentimento de proporcionar o uso racional dos medicamentos, de forma a otimizar o cuidado ao paciente. “Por muito tempo, os médicos prescreviam os remédios e nós organizávamos as drogas paras as enfermeiras administrarem nos pacientes. Hoje, esse processo não é mais tão segmentado, pois, agora, existe uma visão geral de todo o processo, de forma compartilhada para não haver erros. Por conta disso, o farmacêutico clínico ganhou muito mais importante nos procedimentos relativos ao tratamento dos pacientes”, conta.

Ela também ressalta que o farmacêutico, ainda, possui muitas responsabilidades. No ambiente hospitalar, é quem cuida de toda a logística e burocracia referentes à entrada e saída dos medicamentos, devendo, ainda, administrar os materiais e abastecer médicos e enfermeiros com as drogas, essenciais para o bom atendimento aos pacientes. O Conselho Regional de Farmácia (CRF) também estabelece que o farmacêutico tenha conhecimento para identificar sinais e sintomas, além de implementar e monitorar a terapia com medicamentos.

“O profissional formado na área tem um amplo leque de atuação, podendo trabalhar com manipulação de remédios, farmácias ou drogarias, hospitais, entre tantos outros campos. O que está acontecendo, hoje, é que, na área hospitalar, os profissionais estão sendo mais reconhecidos. Isto acontece porque, principalmente os médicos, perceberam a importância desses profissionais no cotidiano do ambiente hospitalar”, revela Renata.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais