Home Staging: técnica impulsiona vendas no mercado imobiliário
Método, ainda pouco explorado no Brasil, reúne uma série de técnicas que tornam um imóvel atraente para o maior número de compradores potenciais, encurtando o tempo de venda e valorizando a propriedade; conheça 5 vantagens de se preparar um imóvel antes de colocá-lo no mercado.
A arquiteta brasileira Ana Sofia Navarro morou em vários países e, desde a sua primeira mudança, sentiu dificuldade em escolher o imóvel mais adequado para sua família. A pesquisa era feita, basicamente, pela internet, mas nem sempre as imagens do imóvel ajudavam a dimensionar o potencial do lugar que ela estava vendo.
Partindo de sua própria experiência e de cursos e pesquisas que fez como profissional, Ana Sofia conheceu o método norte-americano de preparação de imóveis chamado Home Staging. A técnica ficou amplamente conhecida naquele país por fazer com que os imóveis disponíveis no mercado fossem vendidos mais rápido e pelo melhor preço. Mais tarde, confirmando pessoalmente o sucesso do método, ela se aperfeiçoou na sua aplicação e se tornou uma stager, trazendo esse conhecimento para o Brasil. “É um recurso para a preparação do imóvel, que reúne várias técnicas da arquitetura aliadas ao marketing, como a escolha correta dos móveis, sua perfeita distribuição nos espaços disponíveis, definição da paleta de cores, texturas, aromas até os reparos necessários que devem ser feitos no imóvel antes da mudança, com o objetivo de atender perfeitamente às demandas do futuro morador. Todo imóvel possui pontos fortes, que são aqueles locais mais utilizados e valorizados pelos moradores, como a sala de estar, a cozinha, o banheiro e, cada vez mais, o home office. Então, é fundamental saber organizar adequadamente, principalmente esses locais, utilizando todas as ferramentas disponíveis”, explica Ana Sofia.
O propósito do Home Staging é destacar as qualidades do imóvel, de tal forma que o comprador potencial sinta vontade de se mudar para a propriedade no momento da visita. O método realça e otimiza ambientes, utilizando mobília ou, até mesmo, elementos cenográficos. Os futuros moradores, muitas vezes, comentam querer ficar com tudo, “do jeito que está”. Para executar o trabalho, o profissional de Home Staging leva em conta características, como: tamanho do imóvel, seu estado de conservação e tipos de reparos que precisam ser feitos, buscando fazer um investimento o mais enxuto possível. Baseando-se na sua experiência prática, Ana Sofia observa que o serviço vale muito a pena. Segundo a stager, um imóvel devidamente preparado vende até 70% mais rápido e valoriza de 8% a 10%, retornando o investimento feito na preparação.
Na fase final do método, são produzidas fotos profissionais e, se necessário, também vídeos. Esse material, que deve ficar disponível na internet, também auxilia na comercialização do imóvel.
A verdade é que, seja on-line ou em uma visita pessoal, nem todo mundo consegue enxergar, nos espaços vazios, como será o local depois de pronto. E, muitas vezes, nem a casa ou o apartamento consegue refletir o gosto pessoal do futuro morador. A técnica utilizada por Ana Sofia foi criada na década de 70, nos EUA e, apesar de ser muito popular lá fora, ainda é pouco difundida por aqui. Há, portanto, um enorme potencial a ser explorado por corretores, imobiliárias e proprietários de imóveis no país.
Os resultados são surpreendentes. Estudos demonstram que imóveis preparados com Home Staging vendem em, aproximadamente, 45 dias, enquanto outros são comercializados em 468 dias, em média. O método ainda aumenta em 45% o impacto positivo causado pelo imóvel no possível morador. Para 81%, ainda fica mais fácil visualizar o imóvel como sua futura casa.
Agora é a hora de investir em imóvel
Apesar da crise provocada pela pandemia, alguns índices do setor imobiliário começam a sinalizar uma tendência de recuperação. Segundo dados do Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo), em maio, houve a comercialização de 2.405 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo, o que representa um aumento de 25,1% nas vendas em relação ao mês anterior (com 1.923 unidades vendidas). No acumulado de 12 meses (junho de 2019 a maio de 2020), as 50.285 unidades comercializadas representaram um aumento de 52,1% em relação ao período anterior (junho de 2018 a maio 2019), quando foram negociadas 33.068 unidades.
Com o dólar em alta, também está vantajoso para o brasileiro que mora ou possui negócios no exterior investir em propriedades no Brasil. Internamente, as taxas de crédito estão mais baixas e os pagamentos, facilitados. “Agora é a hora de investir em imóvel e o Home Staging pode ajudar corretores, imobiliárias e proprietários a terem um retorno certo do investimento”, frisa Ana Sofia.
Ao mesmo tempo, as restrições impostas pelo isolamento social também trouxeram mudanças na forma de atuação do setor. Devem-se tornar cada vez mais comuns, por exemplo, as proptechs (startups do mercado imobiliário), assim como se torna mais habitual o uso da internet para alcançar o público e fechar negócios nessa área. Imagens e vídeos profissionais produzidos em imóveis beneficiados com a técnica de Home Staging, portanto, têm tudo para ajudar a impulsionar esse mercado.
Conheça 5 vantagens de se preparar um imóvel antes de colocá-lo à venda:
Saiba mais pelo Instagram: @anasofianavarroarq e também pelo Facebook: Ana Sofia Navarro Arquiteta. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 98270-0571.
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