(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Hospital Santo Antonio de Votorantim completa 69 anos

Em quase sete décadas, instituição acumula exemplos de solidariedade e sustentabilidade

No dia 21 de janeiro de 1969 era fundado o Hospital Santo Antonio de Votorantim. Idealizado pela família Moraes, do Grupo Votorantim, nasceu com a missão de servir aos funcionários das empresas mantidas por eles na região. Desde então diversos acontecimentos marcaram a trajetória da instituição, confundindo-se com a história da própria cidade.

Adalton Delanhesi, atual diretor do Hospital Santo Antonio, lembra que, por muitas décadas, as irmãs Consolatas desenvolveram importantes trabalhos na unidade de saúde. “As freiras foram extremamente importantes para o hospital. De 1948 até o início dos anos 1990 trabalharam voluntariamente na enfermaria, auxiliando o corpo médico e levando carinho, conforto e apoio religioso aos pacientes. Este trabalho teve, ainda, continuidade pelas mãos das Irmãs Beneditinas, por mais alguns anos”, lembra.

Foram muitas as histórias de amor ao próximo testemunhadas pelas antigas e grossas paredes do prédio de arquitetura imponente. O jornalista e historiador César Silva lembra alguns momentos que teve a oportunidade de conhecer em suas buscas ao passado. “Muitos momentos marcaram a história do Hospital Santo Antonio, como um episódio ocorrido com o Dr. Garcia e com as irmãs missionárias. A irmã Deliângela, que trabalhou no hospital de 1960 a 1973 uma vez me contou sobre um parto. Era uma mãe pobre, que já havia três filhos, sendo os últimos dois, gêmeos. Dr. Garcia, à frente do procedimento, logo após o nascimento do bebê, percebeu que ali havia mais um. A mãe ficou em choque por não saber como cuidar de mais duas crianças. Com a mesma serenidade e generosidade, o médico pediu que não se preocupasse, pois ajudaria a família. E assim foi, o pai, a pedido do médico, mensalmente retirar latas de leite para ajudar na alimentação dos pequenos”, conta.

O historiador completa que estes exemplos de solidariedade foi estreitando os laços do hospital com a população. “O Hospital Santo Antonio sempre foi muito bem visto e querido pelas pessoas. Seja pela qualidade e carinho no atendimento ou pelos exemplos da solidariedade praticada por quem por ali passou. Isto colaborou para que a instituição ocupasse importante espaço na história de Votorantim”.

Foram-se as irmãs, mas ficou seu legado.

A missão de fazer o bem ao próximo ainda é um forte valor a ser defendido no Hospital Santo Antonio de Votorantim, mas de uma forma diferente. Nos últimos anos, a instituição vem incorporando novas ideias e projetos inovadores e sustentáveis, pensando no bem-estar do planeta e também das gerações atuais e futuras.

Em 2015, quando comemorou os 66 anos, foram plantadas 66 mudas de diversas espécies de árvores nativas, que contribuíram para recuperar a grande área verde mantida nas dependências no Hospital.

Ainda no quesito sustentabilidade, há cerca de três anos a instituição mantém uma horta e um pomar orgânicos, em que são produzidos verduras, frutas e legumes sem defensivos. O espaço também serve para destinação da compostagem, que são os restos de podas de árvores e demais resíduos orgânicos gerados no Hospital, diminuindo a quantidade de lixo recolhido ao sistema público.

Outras medidas ecológicas envolvem o uso de lâmpadas de LED, reutilização de água da chuva e reciclagem de embalagens plásticas não contaminadas.

O diretor do hospital Santo Antonio de Votorantim acredita que, embora diferentes, estas ações mantém a essência do trabalho das irmãs. “Quando nos preocupamos em poupar energia, reduzir o lixo, reciclar e plantar árvores, estamos, assim com o as freiras, diretamente preparando um mundo melhor para as pessoas. E este é um dos valores que reforçamos com os 69 anos do nosso Hospital”, completa.

O diretor lembra ainda, que independente da atuação das irmãs missionarias e das ações socioambientais desenvolvidas, o grande legado do Hospital Santo Antonio de Votorantim está nos seus colaboradores. “Os funcionários que durante todas estas décadas passaram por aqui, com seu trabalho, carinho e profissionalismo contribuíram para a construção desta imagem e deste reconhecimento que hoje temos perante à população de Votorantim e região. Embora não possamos citar todos, cada um deles tem o seu mérito e a eles deixamos nossos profundos agradecimentos pela construção desta linda história”, concluiu.

Inscrições devem ser realizadas na maternidade do Hospital Santo Antonio de Votorantim, pelo telefone: (15) 2101-0001. O hospital está localizado na Avenida Santo Antonio, 150, Barra Funda, em Votorantim (SP).

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais