(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Idosos exigem cuidados especiais no verão

 

Gerontólogo do Hospital Santo Antonio de Votorantim dá dicas para aproveitar a estação sem complicações

Há poucos dias do verão, muita gente já está com o pensamento nas férias e nas atividades prazerosas que a estação propicia, como ir à praia ou à piscina. No entanto, a elevação das temperaturas traz consigo a necessidade de tomar cuidados especiais com a saúde, sobretudo quando se fala da saúde dos idosos, pessoas que, com o organismo mais frágil, tendem a sofrer mais com o calor.

 

Dr. Marco Guerra, médico gerontólogo do Hospital Santo Antonio, de Votorantim (SP), explica que os idosos são sensíveis a extremos, como muito calor ou frio. “Esta condição pode fazer com que o organismo não consiga equilibrar a temperatura adequadamente. Na praia por exemplo, os mais jovens são muito mais resistentes, demorando a sentir os efeitos do sol e do calor. Com os idosos é diferente, o corpo pode não resfriar adequadamente, causando desidratação e hipertermia, que é semelhante a uma febre”, exemplifica. bE já que os cuidados com os idosos devem ser constantes, sobretudo no verão, o gerontólogo falou sobre os cuidados a serem tomados para evitar complicações à saúde dos idosos nesta época.

 

“Uma questão importante é a alimentação dos idosos, que deve sempre priorizar alimentos leves e frescos. É preciso evitar comidas muito quentes, gordurosas e de difícil digestão. Bebidas alcóolicas e café não são indicados, pois desidratam o corpo”, comenta o médico, que completa: “Juntamente com a alimentação, a hidratação também é uma das questões mais importantes. É preciso que os idosos ingiram, no mínimo, dois litros de água por dia, mas não adiante beber grandes quantidades de uma vez. O correto é beber pouca quantidade, muitas vezes ao dia, para manter a hidratação constante”, detalha.

 

Outro hábito que merece atenção é o banho: “O banho nos idosos deve ser com a água fresca, mas não totalmente fria para não baixar demais a temperatura e provocar hipotermia ou até mesmo abrir as portas para um resfriado. O ideal é a temperatura da água próxima dos 36ºC, a mesma temperatura do corpo”, indica Dr. Guerra.

 

Assim como um banho pode refrescar, é preciso estar atento ao sol, que pode causar queimaduras. “É preciso evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes. O ideal é aproveitar o sol do início da manhã ou do fim da tarde, sempre usando protetor solar e um chapéu ou boné”, comenta.

 

Mas não precisa se esconder totalmente do sol. Pelo contrário. “É fundamental que os idosos pratiquem atividades físicas adequadas à idade, como caminhadas, hidroginástica e demais atividades indicadas pelo médico ou profissionais de educação física., respeitando os horários mais adequados para a prática”, conclui o gerontólogo.

 

Seguindo estes cuidados os riscos à saúde dos idosos no verão são reduzidos, fazendo com que a estação deixe boas lembranças para toda a família.

 

O hospital Santo Antonio de Votorantim está localizado na Avenida Santo Antonio, 150, Barra Funda, em Votorantim (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15)2101-0001 ou pelo site: www.hospitalsantoantonio.com.br.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais