(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Índios da etnia Guarani visitam a faculdade ESAMC Sorocaba nesta terça-feira (04/12)

 

Mais de 40 índios da etnia Guarani Mbya participam do trabalho acadêmico realizado pelos alunos do 2° semestre do curso de Direito.

Você sabia que existe uma aldeia indígena em Tapiraí? E como esses índios sobrevivem? A faculdade ESAMC Sorocaba recebe nesta terça-feira (4/12), a partir das 19h30, a visita de mais de 40 índios da etnia Guarani Mbya, para um bate-papo com o público sobre a cultura Guarani e, além disso, apresentar as principais atividades realizadas na aldeia Guyra Pepo, em que vivem em Tapiraí (SP).

A presença da comunidade indígena na instituição de ensino faz parte do trabalho acadêmico dos alunos do curso de Direito da faculdade ESAMC Sorocaba, que cursam a disciplina Antropologia Jurídica, sob a orientação do professor Silvio Luiz Sant’Anna.

O estudante de direito José Roberto dos Santos, explica que a presença dos índios se originou da pesquisa “Brasilidade Cabocla” que foi tema do trabalho de conclusão da disciplina. “Soubemos da existência de uma aldeia na região de Sorocaba, e decidimos abordar como foco principal do projeto a cultura dessa comunidade”, explica.

De acordo com o docente, Silvio Luiz Sant’Anna, os alunos, professores e colaboradores da faculdade ESAMC Sorocaba terão a oportunidade de conhecer os costumes e hábitos de um povo que mantém e defende sua tradição até hoje. “A ocasião é uma oportunidade para divulgarmos a grande diversidade cultural que existe em nosso país. Convidamos a todos para participarem desse encontro onde haverá troca de experiências e muito aprendizado”, frisa.

A entrada é gratuita e aberta ao público, porém os estudantes do curso de Direito estarão arrecadando roupas seminovas, leite, alimento não-perecível e produtos de limpeza e higiene. Toda arrecadação será entregue a liderança indígena do local.

A unidade Centro da faculdade ESAMC Sorocaba está localizada na Rua da Penha, 1.181.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3332.9901.

 

Fevereiro Roxo conscientiza para o combate ao Lúpus, Mal de Alzheimer e à Fibromialgia

Campanha destaca três doenças incuráveis, para incentivar o diagnóstico precoce, melhorar a qualidade de vida e aumentar a...

Leia Mais

“Aventura Pirata” é a nova atração do Shopping Cidade Sorocaba

Piscina gigante com mais 300 mil bolinhas estará instalada na Praça de Eventos do shopping a partir desta quinta-feira (21/3). A...

Leia Mais

MACS recebe Pequeno Grupo

Composto por quatro artistas sorocabanos, grupo se reúne para performar e representar, além da arte contemporânea, o pensamento e...

Leia Mais