(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Lesão no tornozelo que tirou Neymar da Copa América é a ocorrência número 1 nos consultórios e prontos-socorros ortopédicos

Médica ortopedista especialista em pé e tornozelo fala sobre o problema, possíveis causas e a reabilitação.

Um dos nomes mais famosos do futebol mundial, o brasileiro Neymar, lesionou o tornozelo durante o amistoso de ontem, da Seleção Brasileira contra o Catar e está fora da Copa América, que, neste ano, acontece no Brasil. A notícia correu o mundo nesta quinta-feira (6/6) e chamou a atenção para esse tipo de lesão, que é mais do comum do que se imagina.

Dra. Marina Monteiro, médica ortopedista especialista em cirurgia do pé e tornozelo da clínica Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), explica que a lesão que tirou Neymar da Copa América é muito frequente em quem joga futebol. “Recebemos frequentemente nos consultórios os famosos ‘atletas de final de semana’, com lesões sérias, como a de Neymar, que levam ao rompimento dos ligamentos do tornozelo”, comenta.

Além de ser frequente nesses esportistas, mulheres que usam salto alto também estão entre as principais vítimas desse tipo de lesão. “É o que mais vemos no pronto-socorro. Torcer o pé ao pisar em um buraco na calçada, combinado com o uso de sapatos de salto muito altos frequentemente leva ao rompimento de ligamentos no tornozelo”, fala Dra. Marina.

A médica ortopedista detalha que o tornozelo possui três ligamentos no lado externo e um no lado interno. “É mais comum o rompimento dos ligamentos externos, sendo que, para que a lesão seja considerada grave, tem que haver, pelo menos, o rompimento de duas dessas estruturas”, analisa. “A reabilitação, nesses casos, nem sempre exige cirurgia. Casos mais simples podem ser solucionados com reabilitação”, complementa.

A prevenção dos entorses de tornozelo varia de acordo com a realidade de cada pessoa. “Atletas, sejam profissionais ou amadores, sempre devem ter cuidado ao praticar esportes. Utilizar calçados adequados à prática esportiva, para evitar escorregões e torsões, além de nunca entrar em campo sem antes fazer alongamento e aquecimento são atitudes preventivas importantes”, aconselha a médica. “Além disso, promover o fortalecimento muscular, com exercícios físicos indicados por um profissional habilitado e, no caso das mulheres, evitar sapatos muito altos, maiores que cinco centímetros, também são recomendações”, conclui Dra. Marina.

fonte: Q Notícia (texto: Alexandre Machado)

 

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais