(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

MACS participa da 16ª Semana Nacional de Museus a partir de segunda (14/5)

Programação especial segue até 17/5, com o lançamento de um vídeo, por dia, de diferentes artistas que comentam sobre suas obras que integram o acervo do MACS.

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) participa da 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação especial começa nesta segunda-feira (14/5) e segue até quinta-feira (17/5), com o lançamento de quatro vídeos nas plataformas digitais - Facebook e YouTube - do MACS, sendo um por dia, sempre às 19 horas.

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), a 16ª Semana Nacional de Museus acontece em todo o país de 14 a 20 de maio, reunindo 1.130 museus que oferecerão diversas atividades. Esta edição do evento traz como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, com o objetivo de aproximar as instituições culturais e seus públicos, tanto pelo viés tecnológico, quanto por outras conexões.

Pensando nisso, o MACS preparou o lançamento de vídeos-conversa com quatro artistas mulheres que assinam obras do acervo do museu. Nessas gravações, elas fazem um panorama de suas carreiras profissionais e do que as levou a conceber suas obras.

No dia 14/5, o primeiro material a ser disponibilizado ao público será da artista alemã Corinna Krebber, acerca do tema de sua obra “Palavras”, que surgiu após visitas em igrejas de São Paulo, como forma de entrar em contato com o idioma português por ela, até então, desconhecido. Na terça-feira, dia 15/5, a mineira Liliana Alves falará sobre seus trabalhos nomeados “O que leva” e “Secura”, que procuram dar significado a objetos por meio da linguagem visual. Na quarta-feira, dia 16/5, é a vez da artista sorocabana Lucia Castanho comentar a série de obras intitulada “Ofélia” e inspirada em fotografias registradas durante sua tese de doutorado. Já, no dia 17/5, quinta-feira, Rosângela Dorazio, também natural de Minas Gerais, encerra as atividades da semana com uma conversa sobre “Monotipias”, gravuras inspiradas durante uma residência de dez dias que ela fez na Fazenda Ipanema, em Iperó (SP).

Para a coordenadora do educativo do MACS, Laura Mattos, a participação da instituição em mais uma Semana Nacional de Museus representa a referência da arte contemporânea que o museu traz para a região. “O MACS estando inscrito nessa grande ação faz com que, automaticamente, suas programações sejam inseridas no calendário de museus de todo o estado de São Paulo e isso é motivo de muito orgulho para nós”, pontua.

A página no Facebook e o canal no YouTube do museu podem ser encontrados no endereço: MACS – Museu da Arte Contemporânea de Sorocaba.

Sobre o MACS

O MACS é um museu privado, gerido por pessoas da sociedade civil, entre elas empresários, artistas, educadores, intelectuais e produtores culturais.  É uma entidade cultural artística e educativa, com espaço dinâmico, plural e democrático, que busca o constante diálogo com a sociedade.

Uma instituição cultural de excelência, sendo referência nacional e internacional em Arte Contemporânea Brasileira. Em 2017, foi um dos únicos museus fora das capitais a receber a Bienalsur (Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul), que envolveu 29 cidades em 16 países, com 250 artistas.

Com um acervo de valor inestimável, composto por 520 obras, entre telas gravuras, esculturas, desenhos, instalações e videoinstalações, o MACS tem forte apelo educativo e cultural. A descentralização da cultura é uma de suas mais importantes características e o reconhecido Prof. Dr. Fábio Magalhães é seu museólogo e diretor artístico.

Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.macs.org.br 

APAE Sorocaba promove ‘Festa Julina’ beneficente com sistema drive-thr

Com o isolamento social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba encontro ma alternativa criativa para...

Leia Mais

Páscoa do Shopping Cidade Sorocaba tem oficinas e teatro on-line para toda família

Pensando em levar um pouco da doçura e ternura da Páscoa às famílias, o Shopping Cidade Sorocaba preparou uma...

Leia Mais

‘Revirada criativa’ tem palestras virtuais sobre temas diversos

Acontece até o próximo dia 7 a 1ª edição do evento “Revirada criativa”, com palestras virtuais. A...

Leia Mais