(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

MACS recebe exposição “Yby Soroc”, de Pedro Lopes, em agosto

  • Projeto é uma parceria do museu com a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba e faz parte da programação de aniversário da cidade.

A partir de 11/8, o Museu da Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) receberá a exposição “Yby Soroc”, do artista sorocabano Pedro Lopes. O projeto é um presente do museu ao 364° aniversário da cidade, que será comemorado no dia 15 do mesmo mês.

Utilizando a evolução da região de Sorocaba como tema, o pintor realizou, entre 2000 e 2005, uma série de obras que desvendam a história do município, antes mesmo de sua fundação. As pinturas, que foram inscritas na Linc (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba), retratam desde a proto-história até o início do século XXI e seguem um processo de releitura dos estilos artísticos vigentes, indo do Maneirismo ao Neoabstracionismo. São mais de 450 anos de memória pintados a óleo, em vinte telas de 250 por 190 cm. Também faz parte da exposição o documentário “Be, Was, Being Yby Soroc”, escrito por Pedro Lopes e dirigido por Chores Rodrigues, que conta o processo de criação e informações sobre os painéis.

De acordo com Pedro Lopes, “Yby Soroc” (Terra Rasgada, em português) é o nome de origem indígena de Sorocaba e as pinturas retratam o desenvolvimento da cidade. “O público poderá conhecer a região, entender sua origem e como ela avançou. Juntamente, está o progresso da arte no decorrer dos anos”, conta o artista sorocabano.

A exposição integra os eventos comemorativos ao aniversário de Sorocaba, que acontecerão em agosto. Werinton Kermes, secretário de Cultura e Turismo, destaca a importância do presente. “Foi a nossa história que o pintor escolheu retratar! É um privilégio para Sorocaba ter o MACS e a participação das obras de Pedro Lopes no museu”, afirma.

As pinturas são inéditas e nunca antes expostas. Segundo a presidente do MACS, Cristina Delanhesi, após o termino da exposição, o museu deverá firmar um termo de parceria com a Prefeitura de Sorocaba, para que essas obras fiquem sob a guarda da instituição. “Assim, cumpriremos nossa função por completo, expondo, educando, conservando e valorizando a produção regional de arte”, ressalta.

Em sua primeira exposição individual no MACS, o artista agradece a presença na programação de aniversário de Sorocaba. “O projeto me proporcionou uma incrível experiência de pintar para a cidade, empregando a arte plástica como forma de promover a ideia de civilidade e cidadania”, destaca Pedro.

“Yby Soroc” é gratuita e permanecerá aberta ao público até outubro, com horário de visitação de terça a sexta, das 10h às 17h e aos sábados e feriados, das 10h às 15h. O MACS fica localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 280, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba.

Sobre o artista

Pedro Lopes Soares nasceu em 1951, em Sorocaba (SP). É formado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes, de São Paulo, tendo também lecionado na universidade entre 1976 e 1986.

O artista colaborou com diversas exposições e bienais de artes plásticas pelo país, como a Bienal de Santos e a Exposição de Arte Contemporânea de Campinas, além de participar do Salão de Arte Contemporânea da Fundação Mokiti Okada, expondo suas obras no Rio de Janeiro, em São Paulo, Tóquio e Osaka (Japão).

Sobre o MACS

O MACS é um museu privado, gerido por pessoas da sociedade civil, entre elas empresários, artistas, educadores, intelectuais e produtores culturais.  É uma entidade cultural artística e educativa, com espaço dinâmico, plural e democrático, que busca o constante diálogo com a sociedade.

Uma instituição cultural de excelência, sendo referência nacional e internacional em Arte Contemporânea Brasileira. Em 2017, foi um dos únicos museus fora das capitais a receber a Bienalsur (Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul), que envolveu 29 cidades em 16 países, com 250 artistas.

Com um acervo de valor inestimável, composto por mais de 550 obras, como telas, gravuras, esculturas, desenhos, instalações e videoinstalações, o MACS tem forte apelo educativo e cultural. A descentralização da cultura é uma de suas mais importantes características e o reconhecido Prof. Dr. Fábio Magalhães é seu museólogo e diretor artístico.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3233-1692 ou  site: www.macs.org.br .

APAE Sorocaba promove ‘Festa Julina’ beneficente com sistema drive-thr

Com o isolamento social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba encontro ma alternativa criativa para...

Leia Mais

Páscoa do Shopping Cidade Sorocaba tem oficinas e teatro on-line para toda família

Pensando em levar um pouco da doçura e ternura da Páscoa às famílias, o Shopping Cidade Sorocaba preparou uma...

Leia Mais

‘Revirada criativa’ tem palestras virtuais sobre temas diversos

Acontece até o próximo dia 7 a 1ª edição do evento “Revirada criativa”, com palestras virtuais. A...

Leia Mais