(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Mais de 60 profissionais de reabilitação física participam de encontro sobre estimulação sensorial em Sorocaba

  • Encontro foi conduzido pela terapeuta ocupacional Prof.ª Sandra Volpi, uma das mais conceituadas do país; especialista veio a Sorocaba a convite da Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra, especialista em bloqueios neuroquímicos e coordenadora do setor de Reabilitação do novo Hospital Regional de Sorocaba Dr. “Adib Domingos Jatene”

O novo Hospital Regional de Sorocaba Dr. “Adib Domingos Jatene” recebeu, ontem (19/09), a terapeuta ocupacional Prof.ª Sandra Volpi, uma das mais renomadas profissionais de reabilitação física do país. Ela conduziu uma aula sobre estimulação sensorial a mais de 60 profissionais da área de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, dentre outras ligadas à reabilitação.

A especialista veio a Sorocaba a convite da Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra, especialista em bloqueios neuroquímicos e coordenadora do setor de Reabilitação do hospital que sediou encontro. “É muito importante receber uma profissional no nível da Sandra, que é uma autoridade em reabilitação. Esta iniciativa faz parte das atividades do grupo de estudos que criamos em Sorocaba para envolver e trocar conhecimento com os profissionais de reabilitação da nossa região”, frisou a médica.

Durante a palestra, Prof.ª Sandra Volpi explicou que a estimulação sensorial é um importante aliado dos profissionais de reabilitação no trabalho com pacientes que sofrem de problemas cognitivos. “Podemos desenvolver habilidades motoras e cognitivas nessas pessoas por meio da estimulação sensorial, que pode ser feita com diversos tipos de objetos com formas, texturas, cheiros e sons variados. Pacientes com limitações físicas ou neurológicas exigem uma atenção especial do profissional de reabilitação, visto que um pequeno ajuste ou mudança na atividade desenvolvida tem enorme potencial para proporcionar evoluções importantes”, pontuou a terapeuta ocupacional.

Com o desenvolvimento de novas habilidades, é possível reduzir as limitações e proporcionar grande melhora na qualidade de vida dos pacientes com problemas neurológicos traumáticos ou congênitos.

A terapeuta ocupacional Profª. Sandra Volpi é graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestra pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Botucatu. Atualmente, é supervisora da Seção Técnica de Reabilitação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Hospital das Clínicas e terapeuta ocupacional na Clínica Somatus. Possui experiência em reabilitação física, com ênfase em Terapia Ocupacional e Fisioterapia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: sensório motor (conceito Bobath), integração sensorial, Kinesio taping, protocolo PediaSuit, confecção de órteses de membros superiores e adaptações em AVDs.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais