(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Manguito rotador: lesões musculares são causas frequentes de dor no ombro

Médico ortopedista elenca principais razões dos danos articulares e detalha diagnóstico, tratamento e prevenção. Confira!

As articulações dos ombros são umas das mais importantes do corpo humano, afinal, os braços estão se movimentando o tempo todo, em caminhadas, durante a prática esportiva e nos afazeres do dia a dia. E, justamente por serem tão exigidas, estão muito expostas a lesões, como a do manguito rotador, uma das que mais acometem a articulação.

Dr. André Ursolino, médico ortopedista especialista em cirurgia do ombro do Centro Médico São José de Cerquilho (SP), detalha esse tipo de problema. “O manguito rotador é um conjunto de músculos presos ao ombro e ao braço, sendo os responsáveis por toda a movimentação do membro. Quaisquer quadros de dor nesses músculos podem ser considerados lesões, que podem variar desde uma inflamação até a ruptura total da estrutura”, conta.

As lesões do manguito rotador podem acontecer de diversas maneiras. “Podemos considerar como os principais fatores: o desgaste progressivo da articulação, irritação do ombro em razão de esporões no osso, dano ao tendão durante a realização de atividades físicas repetitivas, traumas, como uma queda ou acidente, dentre outros”, elenca o médico.

Os sintomas mais comuns são as dores e inchaços locais, que podem variar de intensidade leve a severa, com dificuldades de movimentar ou aumento da dor durante o mover do braço. “Ao sentir esses sinais, é preciso buscar atendimento de um médico ortopedista especialista em ombros, que irá examinar fisicamente a articulação e solicitar exames de imagem, como a ultrassonografia e a ressonância magnética, para que seja possível avaliar a extensão do possível dano articular”, detalha Dr. André.

Com a confirmação da lesão, é iniciado o tratamento que encontra na fisioterapia um dos principais aliados. “A fisioterapia é o principal método de tratamento das lesões no manguito rotador, pois os exercícios assistidos pelo profissional de reabilitação aliviam a musculatura, diminuem a dor e proporcionam fortalecimento, todos essenciais para uma boa recuperação. Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos também podem ser utilizados na fase aguda da lesão, em que ocorre o desconforto mais intenso”, complementa o médico ortopedista.

Casos mais graves, como as lesões traumáticas, com rompimento de músculos e tendões, exigem intervenções mais profundas, a exemplo das cirurgias reconstrutoras. “As cirurgias são indispensáveis quando há rupturas graves na região, pois, assim, podemos reconstruir o ombro que, do contrário, corre sérios riscos de cicatrizar de maneira errada, com altas chances de sequelas, como a limitação nos movimentos, fraqueza naquele braço e dor constante”, analisa o especialista do Centro Médico São José.

A recuperação total ocorre em cerca de 4 a 6 meses após a cirurgia, desde que respeitadas todas as orientações médicas, como o uso de medicamentos e realização de fisioterapia. “Após a recuperação, é fundamental que a pessoa pratique atividades físicas e fortaleça a musculatura da região, a fim de prevenir novas lesões. Manter a musculatura forte também é muito importante para quem nunca machucou o ombro, pois previne o surgimento de problemas”, conclui Dr. André Ursolino.

O Centro Médico São José está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais