(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Mercado da construção civil dá sinais de retomada

Regional Sorocaba do Sinduscon-SP aponta crescimento do setor até 2019; construtora espera mesmo desempenho positivo de antes da crise, já a partir de 2018.

O mercado da construção civil dá sinais de retomada, o que acaba por impulsionar diversos outros segmentos da economia.

Segundo o Diretor Regional – Sorocaba do Sinduscon-SP, Elias Stefan Junior, o cenário atual é de início lento da retomada do setor. “Inicialmente, as incorporações têm peso maior e o investimento público em obras para as mais diversas finalidades continuam praticamente estagnados. Diante desse cenário, não podemos avaliar, com precisão, qual será o ritmo de crescimento para o setor e, consequentemente, a velocidade de contratação de mão de obra. Porém, continuamos otimistas quanto à retomada, mas, por este ser um ano atípico, de eleições, a tendência é que realmente quase tudo se postergue para 2019”, afirma.

Em Sorocaba, a Guarda Empreendimentos, empreendedora responsável por grande parte do desenvolvimento da Zona Norte da cidade, espera um desempenho positivo já a partir de 2018, em linha com os níveis de antes da crise econômica que atingiu todo o país. “Até o final deste ano e de olho em uma perspectiva ainda melhor para 2019, projetamos uma performance positiva. O primeiro trimestre de 2018 já foi bom”, destaca Aldo Guarda, diretor da empresa.

Atualmente, a empreendedora comercializa lotes residenciais e comerciais na região de Sorocaba, em empreendimentos econômicos, como o Jardim São Lucas e o Jardim Santa Marta e de alto padrão, como o Residencial Saint Patrick. No caso dos terrenos populares, as condições diferenciadas para pagamento têm sido um atrativo.

No plano de financiamento direto com a empreendedora, o lote pode ser financiado em até 168 vezes e, se a modalidade escolhida for a compra do lote mais a construção da casa, os dois juntos podem ser parcelados em até 360 meses (30 anos) direto com um agente financeiro. Isto faz com que a mensalidade caiba no bolso do trabalhador, que sai do aluguel para comprar a casa própria. “Essa condição tem sido um diferencial de negócio”, pontua Aldo Guarda.

Lotes comerciais e lançamentos

O reflexo da melhora nas vendas chega um pouco depois para os lotes comerciais, uma vez que costumam ser comercializados tão logo o bairro residencial esteja formado, explica o diretor da construtora. “São sempre os últimos a serem vendidos, o que já está acontecendo”, frisa.

Diante das expectativas promissoras para este e o próximo ano, a empresa já planeja lançar dois empreendimentos até 2019, um de lotes econômicos, com cerca de 4.000 unidades e outro de classe média-alta. “As áreas já foram compradas e os projetos estão praticamente prontos para, em breve, serem divulgados”, adianta o diretor da Guarda Empreendimentos.

Tulip Inn Sorocaba apoia evento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Promovido pelo Ciesp e Senai em Sorocaba, encontro contará com palestra da empresária Patrícia Dias, que é diretora...

Leia Mais

Tulip Inn Sorocaba se prepara para receber viajantes do Lollapalooza

Hotel do interior paulista é uma ótima opção para ajudar a fugir do trânsito da capital e a encontrar preços...

Leia Mais

Coworking: espaço de trabalho compartilhado reduz custos, atrai novos contatos e ajuda economia local

Ambiente é ideal para promover interação e networking entre empresas e profissionais autônomos; conheça a nova sala...

Leia Mais