(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Mesoterapia: micro injeções de medicamentos potencializa tratamento de dores, lesões e doenças inflamatórias

  • Médica fisiatra fala sobre o funcionamento e os benefícios da técnica.

Bursites, tendinites, artroses e problemas musculares com dores e alterações inflamatórias e degenerativas do sistema osteo-mio-articular são doenças que têm em comum o fato de que causam dor excessiva, reduzindo a qualidade de vida de quem tem o problema.

Estas condições podem ser tratadas com a mesoterapia, técnica que faz uso de micro injeções nos locais das lesões, em quantidade bem pequena, mas com potencial para obter excelentes resultados.

Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra e especialista em bloqueios neuroquímicos da clínica Ápice Medicina Integrada explica que a mesoterapia apresenta vantagens em relação aos procedimentos convencionais. “Os medicamentos orais ou intravenosos são absorvidos pelo organismo aumentando as chances de efeitos adversos, o que não acontece com a mesoterapia, que tem ação local e potencializada, mesmo que com doses mínimas de fármacos”.

Esta característica da mesoterapia possibilita o uso de doses bem menores e menos agressivas ao organismo, o que aumenta a segurança e efetividade do tratamento.

Por ser feito por meio de injeções, algumas pessoas costumam ter medo da dor causada pelas aplicações de medicamentos da mesoterapia. “Este é um pensamento equivocado. É um processo tranquilo, visto que a aplicação utiliza agulhas bem pequenas e finas, além de reduzidas quantidades de remédios”, tranquiliza Prof.ª Dra. Matilde.

As contraindicações normalmente incluem as alergias a componentes dos fármacos usados na mescla mesoterápica. O tipo de substância utilizada depende da natureza do problema a ser tratado. “Podemos utilizar analgésicos, anti-inflamatórios, miorrelaxantes ou outros tipos de remédios, dependendo dos resultados almejados”, complementa a especialista.

Embora popularizada com fins estéticos, a mesoterapia pode ser empregada no tratamento e alívio das dores de inúmeros problemas de saúde. “Podemos obter excelentes resultados em casos de artroses, lombalgias, dores ciáticas, bursites, tendinites, além de problemas circulatórios, distensões causadas por traumas esportivos, osteomiopatias inflamatórias, dentre outros”, conclui a médica fisiatra.

A Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais