(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Micro e pequenos empresários participam de oficina sobre exportações na ESAMC Sorocaba

Micro e pequenos empresários de Sorocaba e região participaram de mais uma atividade do Núcleo Operacional Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora) ESAMC Sorocaba, ligado à Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), que mantém convênio de parceria com a faculdade, promovendo incentivos às exportações, por meio de cursos, oficinas e atendimento, além de outras atividades gratuitas.

Realizado em parceria com o Banco do Brasil, o evento proporcionou uma oficina sobre os produtos financeiros disponíveis às empresas exportadoras, como explica Roberto Persicano Stephan, gerente de negócios internacionais do BB. “Nós, do Banco do Brasil e o Governo Federal acreditamos que um dos principais pilares para a sustentação da economia e seu direcionamento à saída da crise econômica é a exportação. Por isto, cabe a nós oferecer todas as ferramentas necessárias para que os empresários possam ter mais facilidade em exportar”, destacou, ao lado dos também representantes do banco, Fábio Luis Miwa, gerente-geral do escritório de negócios MPE e André Pontes, superintendente regional.

Na ocasião, Persicano também comentou que um dos principais desafios dos pequenos empreendedores é conseguir fabricar e enviar o produto ao cliente para, só depois de alguns meses, receber o pagamento, processo comum em exportações. “Para isso, temos produtos financeiros semelhantes a adiantamentos, onde o Banco do Brasil, após ter a certeza de que o pagamento será feito pelo comprador, adianta o valor ao vendedor, para que ele possa ter capital de giro para seu negócio”, detalhou.

O monitor extensionista do Núcleo Operacional Peiex ESAMC Sorocaba e docente da faculdade, Prof. Me. Angelo Pêpe Agulha, afirmou que a ação é importante para que os dirigentes e gestores tenham acesso a importantes informações sobre câmbio, além de produtos e serviços bancários disponibilizados aos exportadores. “Oferecemos acesso a recursos que são fundamentais para o desenvolvimento das empresas e de sua lucratividade, a partir das exportações”.

Ecidir Silvestre, conselheiro do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Regional Sorocaba, igualmente frisou a importância da iniciativa para os empreendedores. “As grandes empresas já possuem ferramentas e conhecimento para realizar exportações. Já, os micro e pequenas precisam desse tipo de apoio”, concluiu.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário) Sorocaba, o CIEE (Centro de Integração Escola-Empresa) e os Correios também participaram da oficina. “Somos parceiros da ESAMC Sorocaba neste importante projeto, que é o Peiex, prestando consultorias e capacitando o empresário a gerir melhor o seu negócio e, consequentemente, saber trabalhar melhor com exportações”, disse o representante do SEBRAE Sorocaba, Flávio Palma.

O empresário Paulo Romano Schincariol prestigiou o encontro e conta que o Peiex vem o ajudando no planejamento de sua internacionalização. “Fabricamos máquinas e equipamentos para processamento de frutas e verduras. Somos uma empresa nova, com seis anos de mercado e estamos elaborando nosso projeto de exportação, pois enxergamos uma boa oportunidade de mercado fora do país. E, para isto, contamos com o apoio do Peiex”, pontuou.

O Núcleo Operacional Peiex ESAMC Sorocaba é o único na Região Metropolitana de Sorocaba a apoiar as empresas com atividades e capacitações gratuitas de estímulo às exportações. Atualmente, já conta com 100 empresas inscritas, tendo como meta alcançar 200, além de promover o desenvolvimento de, pelo menos, 20% mais exportações na área industrial. “O empresário que se inscrever no projeto tem acesso gratuito a todas as oficinas e atividades de apoio às empresas”, destacou o professor Agulha.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 99786-0269 e 3332-9854 ou na unidade Centro da ESAMC Sorocaba, que fica localizada na Rua da Penha, 1.181.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais