(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Mudanças bruscas de temperatura afetam o sistema respiratório

Especialista fala sobre os efeitos da oscilação do clima no nosso organismo; acompanhe os cuidados que amenizam o desconforto durante o tempo seco.

Está cada vez mais difícil manter-se saudável com as mudanças frequentes de temperatura. Apesar de ainda estarmos no inverno, temos vivenciado diversas variações no tempo. Manhãs frias, calor durante a tarde, vento ao entardecer e noites com baixas temperaturas. Tudo isso somado ao tempo seco. Um dos principais reflexos dessas mudanças climáticas é o aumento das doenças respiratórias.

De acordo com Dr. Arlindo Lima Neto, médico otorrinolaringologista do Hospital Santo Antonio de Votorantim (SP), com essas variações repentinas, o corpo sempre é prejudicado. “As mudanças abruptas de temperatura, principalmente na época de tempo mais seco, promovem um ressecamento grande das vias respiratórias, o que favorece o surgimento de infecções”, explica.

Ainda segundo o especialista, quem mais sofre com os prejuízos são os idosos, as crianças e as pessoas com problemas crônicos. “Quando acontece tudo na mesma semana também acaba sendo prejudicial, porque funciona como um agressor para a via aérea”, relata o médico. 

Entre as doenças mais comuns causadas por essas alterações estão as rinussinusites, laringites, bronquites e pneumonias, além da piora de doenças respiratórias, como asma, enfisema e rinite.

As medidas de prevenção estão relacionadas à hidratação das vias aéreas, que pode ser feita por inalações com soluções fisiológicas e também via lavagens nasais. “Algumas receitas mais caseiras, como colocar bacia com água no quarto ou um lençol molhado estendido no chão durante a noite, igualmente são válidas”, lembra Dr. Arlindo.

Baixa umidade do ar

O tempo está seco em grande parte do país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar deve estar acima de 60%. Abaixo de 30%, considera-se estado de atenção e entre 19% e 12%, de alerta. “O cuidado precisa ser redobrado nesta época e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico”, finaliza.

Para ajudar a amenizar o desconforto nesta estação do ano, o especialista recomenda alguns cuidados simples. Confira:

1. Beber cerca de dois litros de água por dia;

2. Não praticar exercícios físicos entre 10h e 17h (quando o ar está menos úmido) e preferir espaços com clima regulado, como academias;

3. Fugir do ar condicionado, pois resseca o ambiente;

4. Deixar a casa sempre limpa e arejada, uma vez que o acúmulo de poeira aumenta a incidência de problemas alérgicos e respiratórios;

5. Evitar locais fechados e com grande concentração de pessoas, como shoppings e supermercados, que podem acentuar as dificuldades respiratórias.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalsantoantonio.com.br  ou pelo telefone: (15) 2101-0001.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais