(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba promove a exposição “Juan Esteves – Presença” a partir deste sábado (02/12)

A mostra é composta por uma série de fotografias produzidas pelo artista Juan Esteves a fim de resgatar parte da história da arte contemporânea nacional; suas obras estão presentes em acervos de conceituados museus, no Brasil e no exterior.

A partir deste sábado (02/12), o MACS realiza a exposição Juan Esteves – Presença, composta por 26 fotografias extraídas de livro homônimo e que busca retratar um pouco da história da arte contemporânea brasileira, vista sob a ótica deste renomado artista. Algumas das fotos que compõe a mostra estão sendo trabalhadas por ele desde 1985, como a da arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

O conjunto de obras foi doado ao museu pela Fundação Stickel, que patrocinou a produção das fotos e da publicação. A Fundação Stickel é uma instituição sem fins lucrativos de 63 anos de idade, que atua na cidade de São Paulo com projetos que visam a inclusão social, cultural e econômica de pessoas e comunidades por meio das artes visuais.

A mostra é uma realização do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (ProacSP), Sorocaba Refrescos e Unniroyal Química, além de apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEMSP).

De acordo com a responsável pelo departamento educativo do MACS, Laura Mattos, Juan Esteves privilegia o registro do ser humano e a forma como ocorre a troca de experiências no universo cultural. “Juan foi intensamente influênciado pela arte presente em seu ambiente familiar. Aprendeu técnicas de desenho e de pintura, que fundamentaram a construção de suas poéticas frente à fotografia. Por meio de suas imagens, o artista estabelece um diálogo com o espectador”, relata Laura.

O público pode visitar a exposição de terça à sexta, das 10h às 17h. A mostra permanece no MACS até o dia 26 de janeiro de 2018.

Sobre o artista

Em sua trajetória pela busca do humano em seus trabalhos de pintura a óleo e nanquim, Juan encontrou na fotografia a representação que tanto almejava. Na década de 80, entrou para o jornalismo, primeiramente, no jornal a Tribuna de Santos e, na sequência, foi contratado pela Folha de São Paulo, onde atuou como retratista.

O artista fotografou escritores, músicos, coreógrafos, bailarinos, artistas plásticos, diretores de cinema, entre tantos outros personagens que integraram o cenário da cultura brasileira. Por conta do vasto acervo de fotografias, surgiu a ideia de reunir todo essa riqueza artística em um livro, cuja proposta era retratar o cotidiano de artistas plásticos brasileiros, natos ou adotivos, de várias gerações, em ambientes como suas casas, ateliês ou galerias. O trabalho foi premiado com o primeiro lugar na categoria melhor fotógrafo de retratos e quarto lugar na categoria jornalista no prêmio O Melhor da Fotografia Brasil 08/09, organizado pela revista CLIX.

As obras de Juan estão presentes em grandes museus, nacionais e internacionais. No Brasil, o artista integra o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Instituto Moreira Salles (RJ), dentre outros. No exterior, seu trabalho pode ser encontrado no Musée de L'Elysée (Suíça), no PS1 The Institute For Art and Urban Resources (EUA), no Aschembach Gallery (Holand), além de outros.

Ao todo, o artista participou de 30 exposições individuais e 177 mostras coletivas em museus de grande expressividade, como MASP, MAM, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Funarte (RJ), Usina do Gasômetro (RS) Memorial de Curitiba, Museu de Arte Brasileira da FAAP (SP), Memorial da América Latina (SP), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP) e Museu da Fotografia Cidade de Curitiba.

Serviço

O quê: Exposição Juan Esteves - Presença

Onde: MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, ao lado da Estação Ferroviária).

Quando: 02/12 a 26/01/18

Horário para visitação: Terças às sextas, das 10h às 17h

Entrada gratuita

Mais informações: www.macs.org.br ou pelo telefone (15) 3233-1692

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais