(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Novo Hospital Regional de Sorocaba terá palestra sobre como evitar a síndrome da fraqueza muscular adquirida na UTI

  • Encontro será conduzido pela médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito, coordenadora do setor de reabilitação do Hospital Regional "Dr. Adib Domingos Jatene".

A médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito irá conduzir uma palestra sobre a “síndrome da fraqueza muscular adquirida na UTI”, conhecida no meio médico pela sigla em inglês “ICU-AW”. O encontro será realizado na próxima quarta-feira, 12/9, às 19h, no Centro de Estudos do Novo Hospital Regional "Dr. Adib Domingos Jatene", em Sorocaba (SP). O evento, gratuito e aberto ao público, é destinado a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e médicos.

Na ocasião, serão abordadas técnicas de diagnóstico e tratamento para que os profissionais de saúde minimizem o quadro, que afeta a musculatura dos membros e também a do diafragma (respiratória), como explica Prof.ª Dra. Matilde. “A síndrome costuma acometer pacientes que ficam muito tempo internados. Cerca de 50% dos que necessitam de ventilação mecânica por mais de 7 dias desenvolvem o problema. Quando há septicemia (infecção hospitalar), a incidência chega a quase 100%”, afirma a especialista.

A fraqueza muscular intensa instalada pela ICU-AW pode levar de seis meses a um ano para se recuperarem totalmente. “Como é um problema que afeta muito negativamente a qualidade de vida da pessoa, entendemos ser de extrema importância trabalhar para minimizar seus efeitos. Com a adoção de técnicas e práticas precoces durante o período de internação, é possível reduzir esses efeitos”, completa a fisiatra.

Sobre a palestrante:

Prof.ª Dra. Matilde Sposito é graduada pela Faculdade Bandeirante de Medicina e especialista em Medicina de Reabilitação pela New York University (NYU), nos EUA. Possui residência médica na Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), de São Paulo e é pós-graduada em medicina com o título de Doutora (mestrado e doutorado Stricto Senso) pela Escola Paulista de Medicina. Também possui curso em pesquisas clínicas (Clinical Trials) pela Universidade de Harvard, nos EUA e atua na área de consultoria, como assessora médica em neurociências, para o Brasil e a América Latina, do Grupo Medical Affairs da Allergan Produtos Farmacêuticos. Além disso, faz parte do grupo Mentors da Allergan Medical Institute, para estudos de espasticidade. Atualmente, é coordenadora do Setor de Reabilitação do novo Hospital Regional de Sorocaba "Dr. Adib Domingos Jatene".

Serviço

Evento: palestra sobre Síndrome da Fraqueza Muscular Adquirida na UTI.

Data: 12/09/2018

Hora: 19h

Local: Novo Hospital Regional de Sorocaba "Dr. Adib Domingos Jatene", rodovia Raposo Tavares, km 106, Sorocaba (SP).

Evento gratuito e aberto ao público.

Inscrições pelo telefone 15-3500-9900, ramal 15649. Falar com Karina.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais