(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

“Operação Dignidade” tem nova etapa e aborda pessoas em situação de rua

  • 13ª etapa aconteceu na última sexta-feira (31/8) e contou com o apoio do SOS Sorocaba, das secretarias municipais e das polícias.  

A 13ª etapa da “Operação Dignidade” aconteceu na noite da última sexta-feira (31/8), às 19h, envolvendo as regiões da Praça Edmundo Valle, Ponte Pinheiros e Rodoviária, todas na cidade de Sorocaba (SP).  

A ação está em andamento desde março e faz parte do programa “Não dê esmola. Dê dignidade!”, uma parceria da Secretaria da Igualdade e Assistência Social (SIAS) com o Serviços Obras Sociais (SOS) Sorocaba, que tem como objetivo encaminhar para a rede socioassistencial do município e reinserir na sociedade as pessoas em situação de rua, assim como desestimular os vendedores e pedintes nos semáforos da cidade. O programa também conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SIES), Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (SERPO) e Secretaria da Segurança e Defesa Civil (SESDEC), além das polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM).

As duas equipes de abordagem social dirigiram-se à Praça Edmundo Valle, onde cinco pessoas foram abordadas para coleta de informações e, dessas, três aceitaram o convite para a realização de exames de sangue para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST), com as enfermeiras do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Na Ponte Pinheiros, seis indivíduos, que estavam embriagados, recusaram o encaminhamento para a rede socioassistencial. Já, nas imediações da Rodoviária, na Praça Fura Bucho, duas pessoas foram cadastradas e uma realizou o teste de sangue. Contudo, não concordaram em pernoitar no SOS Sorocaba.

Até o momento, a “Operação Dignidade” amparou 42 pessoas em situação de rua, encaminhando-as à rede socioassistencial do município, que fornece acesso à alimentação, dormitório provisório, tratamento de higiene pessoal e atendimento psicológico. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDETER), a ação também oferece oportunidades para cadastramento em vagas de emprego.

Campanha de conscientização à população

Para conscientizar a população sobre a importância de não dar esmola à pessoa em situação de rua, assim como não comprar produtos de vendedores nos semáforos, o SOS e a SIAS também lançam a campanha de comunicação “Não dê esmola. Dê dignidade!”, que tem ampla divulgação em ônibus, televisões, rádios e outros veículos na cidade. “Paralelamente, será realizada uma campanha de conscientização para que a população não dê esmola ou compre produtos oferecidos nos semáforos, o que só faz estimular essas pessoas a permanecerem nas ruas e, mais grave ainda, ajuda a sustentar o vício daqueles que usam drogas”, pontuaram João Antonio Gabriel, presidente do SOS Sorocaba e Vanderlei da Silva, gerente da entidade.

Quem deseja ajudar uma pessoa em situação de rua pode contribuir com o próprio SOS, que abriga 80 atendidos, em média, por noite, em esquema temporário de dormitório e café da manhã, além de manter diferentes projetos de recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho. O auxílio pode acontecer de várias formas: por meio de doações de alimentos, produtos de limpeza ou itens de higiene, de colaborações com recursos financeiros, do trabalho voluntário ou da destinação à entidade de parte do ICMS pago nos cupons fiscais de compras. Saiba mais em: http://www.sossorocaba.org.br/br/como-ajudar

APAE Sorocaba promove ‘Festa Julina’ beneficente com sistema drive-thr

Com o isolamento social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba encontro ma alternativa criativa para...

Leia Mais

Páscoa do Shopping Cidade Sorocaba tem oficinas e teatro on-line para toda família

Pensando em levar um pouco da doçura e ternura da Páscoa às famílias, o Shopping Cidade Sorocaba preparou uma...

Leia Mais

‘Revirada criativa’ tem palestras virtuais sobre temas diversos

Acontece até o próximo dia 7 a 1ª edição do evento “Revirada criativa”, com palestras virtuais. A...

Leia Mais