(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Perda auditiva em um dos ouvidos pode entrar na lista de deficiências físicas

Reconhecimento permitirá acesso a oportunidades a quem possui o problema; fonoaudióloga Dra. Vanessa Gardini fala sobre a importância da medida

Está em debate na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o projeto de lei (PLC 23/2016) que reconhece como deficiência física a perda auditiva unilateral (em um dos ouvidos). Por enquanto, apenas a perda nos dois ouvidos é considerada deficiência.

Dra. Vanessa Gardini, fonoaudióloga da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, de Sorocaba (SP) fala sobre a importância de reconhecer a perda unilateral como deficiência. “Deficiente auditivo não é aquele que não ouve nada, e sim aquele que possui dificuldades em escutar adequadamente, assim como a deficiência física ou visual envolve diferentes fatores e níveis de limitação. Com o reconhecimento da perda auditiva unilateral como deficiência, essas pessoas poderão ter acesso facilitado a recursos para tratar o problema e melhorar a qualidade de vida”, comenta.

A deficiência em apenas um ouvido exclui duplamente as pessoas, uma vez que não são consideradas com deficiência e nem aptas ao trabalho. O projeto pretende garantir aos deficientes auditivos unilaterais direitos já garantidos às pessoas com deficiência, como acesso a cotas em concursos públicos e a vagas nas empresas, isenção de alguns impostos na hora de comprar veículos, direito a transporte público e estacionamento gratuitos e facilidades para comprar próteses e órteses, como os aparelhos auditivos.

“É uma conquista para essas pessoas, que, muitas vezes, por possuir dificuldades em escutar por apenas um ouvido, não consegue realizar suas tarefas profissionais adequadamente e têm a interação social prejudicada, além de estarem expostas a problemas relacionados, como o agravamento da perda, aumento do risco de quedas, depressão e mal de Alzheimer”, conclui a fonoaudióloga Dra. Vanessa Gardini.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.proouvir.com.br

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais