(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Presbiacusia: perda auditiva na terceira idade exige cuidados preventivos para evitar doenças relacionadas

  • Fonoaudióloga de Cerquilho, fala sobre riscos de complicações e a importância da reabilitação auditiva.

O envelhecimento traz, com o passar dos anos, não só cabelos brancos, mas, também, uma série de mudanças, que são naturais a todas as pessoas que ultrapassam a marca dos sessenta anos de idade, como a perda da elasticidade da pele, enfraquecimento dos músculos e dos ossos e a diminuição das capacidades sensoriais, como a audição, por exemplo.

Muitos desses sinais, principalmente os externos, são mais evidentes, sendo facilmente percebidos. No entanto, algumas limitações, como a perda auditiva, são difíceis de serem observadas, principalmente nos estágios iniciais, como explica Deisiane Message, fonoaudióloga que atua no Centro Médico São José, de Cerquilho (SP). “A perda auditiva causada pela idade chamada presbiacusia é um processo comum provocado pelo desgaste fisiológico das células auditivas”, detalha.

Como esse processo acontece de forma gradual, a perda só é percebida quando atinge um nível elevado. “A maioria dos idosos, quando procura ajuda especializada, já está, há anos, com a audição comprometida. Isto é muito prejudicial, visto que a diminuição da capacidade auditiva pode facilitar o surgimento de doenças neurológicas relacionadas, como as demências, o Mal de Alzheimer e os distúrbios psicológicos, como a depressão e o isolamento social, além de aumentar o risco de quedas”, pontua a fonoaudióloga.

Para evitar as complicações decorrentes da perda de audição, é importante estar atento e procurar atendimento especializado preventivamente. “Após os sessenta anos, é interessante consultar um fonoaudiólogo e fazer o exame preventivo de audiometria, que identifica as frequências em que pode estar ocorrendo alguma perda auditiva e também sua intensidade”, orienta.

Com o diagnóstico em estágio inicial, o risco de doenças secundárias é reduzido. “Detectando a perda, logo no estágio inicial, é possível adaptar aparelhos auditivos, que corrigem a deficiência auditiva e evitam que o cérebro fique suscetível às doenças relacionadas, além de melhorar a comunicação e proporcionar mais qualidade de vida, reforçando a importância dos exames preventivos”, aconselha Deisiane.

Como identificar a perda de audição?

A forma mais eficaz de identificar a perda auditiva é por meio do exame de audiometria. Porém, é importante reconhecer alguns sinais, para buscar tratamento antecipadamente. “Deixar de ouvir, ou ter dificuldade para entender os sons agudos, como a fala de crianças e mulheres, ou problemas para compreender a conversa em ambientes ruidosos, como em uma reunião ou festa, são alguns dos sintomas que precisam ser investigados a fundo”, ilustra a especialista. Outros indícios incluem:

  1. Aumentar demais o volume da TV;
  2. Pedir várias vezes para repetir o que as pessoas dizem;
  3. Dificuldades em falar ao telefone;
  4. Não ouvir campainhas ou toques do celular;
  5. Ter a sensação de ouvir zumbido.

Quem se identificar com esses alertas deve procurar atendimento especializado, o quanto antes. “O fonoaudiólogo pode analisar o caso e solicitar exames que comprovem, ou descartem, a perda de audição, além de orientar sobre o tratamento. Mesmo quem não apresenta sintomas e possui mais de sessenta anos deve se consultar preventivamente, uma vez ao ano”, conclui a fonoaudióloga Deisiane.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais