(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Projeto Be Life dá dicas de cuidados que melhoram a qualidade de vida de deficientes físicos, cuidadores e familiares

  • Iniciativa é da médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito, que acumula mais de quatro décadas dedicadas à recuperação de deficientes físicos e coordena o setor de reabilitação física do novo Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.

A deficiência física, condição presente sob as mais diversas formas na vida de 24% da população brasileira, segundo o IBGE, ainda é uma realidade distante da vida da maioria das pessoas apesar de termos quase 50 milhões de brasileiros com alguma dificuldade de mobilidade, problemas para ouvir, falar, escutar ou, ainda, com outras limitações neurológicas.

Estes obstáculos têm potencial para reduzir, e muito, a qualidade de vida dos acometidos, como conta Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra (especialidade dedicada à reabilitação física) e coordenadora do Setor de Reabilitação do novo Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”. “As pessoas não têm consciência total dos prejuízos causados à qualidade de vida de quem sofre com limitações físicas. É preciso fazer um esforço e se colocar no lugar dos outros. Convido a um exercício básico: Caminhe pela casa arrastando os pés, sem os levantar. No primeiro tapete ou degrau, a queda é praticamente certa, não é mesmo? Ou, então, tente almoçar, se vestir ou calçar os sapatos sem utilizar o braço direito”, instiga a médica.

Mesmo que por apenas alguns minutos, simular as dificuldades nas pequenas ações do dia a dia causam evidente desconforto. “Agora imagine conviver com estas limitações não só em casa, mas em todos os lugares. É sacrificante para quem possui a deficiência e não encontra a acessibilidade necessária em casa ou nas ruas e também para os familiares, que, muitas vezes não têm o preparo correto para ajudar nos cuidados diários, ou então, não tem ideia de como transformar o espaço residencial em um lugar adaptado à realidade do deficiente físico”, complementa a fisiatra.

Pensando em ajudar estas pessoas, Dra. Matilde Sposito lança o projeto “Be Life”, que irá compartilhar conteúdo voltado a educar a sociedade quanto a cuidados com deficientes, além de dar dicas para a adaptação de ambientes e promoção da acessibilidade e bem-estar. “ ‘Be Life’ quer dizer ‘ser, estar vivo’. O deficiente físico precisa se sentir vivo e estar inserido na sociedade, ter conforto e qualidade de vida. Por isso, quero levar ao público o conhecimento acumulado em mais de quatro décadas trabalhando com reabilitação física para que, cada vez mais, não só as pessoas deficientes possam viver melhor, como também seus familiares e responsáveis possam ser mais ágeis e eficientes nos cuidados diários”.

Dentre as ações previstas pelo Be Life estão palestras com familiares e cuidadores de pessoas com deficiência. “Iremos até as instituições que cuidam dessas pessoas, faculdades de fisioterapia, clínicas, hospitais e empresas e faremos uma espécie de workshop, um treinamento onde daremos dicas para o dia a dia, que muitas vezes não são conhecidas das pessoas, como por exemplo, a maneira correta de levantar alguém que não consegue se locomover”, afirma Dra. Matilde.

Ainda dentro do projeto serão produzidos vídeos para as redes sociais e cartilhas com dicas de cuidados que visem a melhora da qualidade de vida dos deficientes físicos.

Mais informações sobre o projeto Be Life podem ser obtidas no Facebook: facebook.com/dramatildesposito.

Sobre Dra. Matilde Sposito

Prof.ª Dra. Matilde Sposito é graduada pela Faculdade Bandeirante de Medicina e especialista em Medicina de Reabilitação pela New York University (NYU), nos EUA. Possui residência médica na Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), de São Paulo e é pós-graduada em medicina com o título de Doutora (mestrado e doutorado Stricto Senso) pela Escola Paulista de Medicina. Possui curso em pesquisas clínicas (Clinical Trials) pela Universidade de Harvard, nos EUA e também atua na área de consultoria, sendo assessora médica em neurociências, para o Brasil e a América Latina, do Grupo Medical Affairs da Allergan Produtos Farmacêuticos. Além disso, faz parte do grupo Mentors do Allergan Medical Institute, para estudos da espasticidade. Atualmente, também é coordenadora do Setor de Reabilitação do novo Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais