(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Reumatismo: termo representa uma série de doenças que causam dor e inflamações em músculos e articulações

Médica reumatologista fala sobre principais problemas e destaca importância de diagnóstico e tratamento precoces.

 

Rigidez nas articulações, dores que persistem, febre, inchaço e sensação de calor nos joelhos, pés e cotovelos. Estes sintomas são comuns a uma série de doenças, popularmente generalizadas como reumatismo.

Quem fala sobre o assunto é a Dra. Karine Kefler, médica reumatologista do Centro Médico São José de Cerquilho. “É importante esclarecer que o termo ‘reumatismo’ é muito amplo e genérico, sendo usado popularmente para definir doenças como artrite  reumatoide, osteoartrite ou artrose, fibromialgia, lúpus, e muitos outros males reumatológicos, que possuem sintomas em comum, cujo o principal deles é a dor articular”, comenta.

“As doenças reumatológicas são, muitas vezes,  de difícil diagnóstico, pois, podem se assemelhar a outros distúrbios, como por exemplo, os endocrinológicos, oncológicos, dentre outros. É muito comum que problemas ortopédicos também sejam confundidos com doenças reumatológicas devido à presença de dor que pode ser articular, muscular ou, até mesmo, difusa pelo corpo todo. Portanto, há sempre a necessidade de avaliação profissional especializada”, explica Dra. Karine.

Como os “reumatismos” são, na verdade, uma série de doenças diferentes, é preciso ter o diagnóstico preciso para orientar o tratamento correto. “Para se chegar a uma diagnóstico é necessário que se faça em primeiro lugar uma avaliação clínica e física do paciente, seguida, muitas vezes, de exames complementares (laboratoriais e de imagem), para que seja feito um diagnóstico e iniciado tratamento adequado ao caso. Além disso, o perfil do paciente, hábitos, doenças crônicas e histórico familiar contribuem tanto para o diagnóstico, quanto para a indicação do tratamento e prognóstico do quadro”, ilustra a reumatologista.

Assim como na maioria dos problemas de saúde, o diagnóstico precoce é primordial para o sucesso do tratamento. “Algumas dessas doenças podem causar danos articulares sérios , levando até a incapacidades físicas caso não sejam diagnosticadas e tratadas corretamente. Por isso a importância de não ‘conviver com a dor’ e não esperar ficar insuportável para procurar ajuda”, aconselha.

O tratamento varia conforme o diagnóstico. “Cada doença tem um tratamento específico. Hoje, com o avanço dos estudos na área médica, dispomos de muitos novos tratamentos que são cada vez mais eficazes e seguros. Além do uso de medicamentos, sempre é importante a associação de fisioterapia, atividades físicas, cuidados com a alimentação, e controle do peso corporal”, conta a médica.

A profissional ainda orienta: “ Procure sempre  a avaliação médica quando estiver com dores  persistentes e evite a auto medicação que poderá atrasar e dificultar o diagnóstico de algum problema mais sério” conclui Dra. Karine Kefler.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais